Conferência Episcopal faz ponto da situação sobre os abusos sexuais de menores

por Lusa
A Conferência Episcopal avalia o "dossier" sobre os abusos sexuais a menores Paulo Novais - Lusa

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne-se em Fátima, para fazer um ponto da situação sobre os abusos sexuais de menores na Igreja.

A reunião, cujas conclusões deverão ser divulgadas em comunicado, não se realizando a habitual conferência de imprensa com o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, vai ainda definir a agenda da Assembleia Plenária de abril, que, além de voltar a ter a questão dos abusos na ordem de trabalhos, deverá eleger os órgãos de cúpula do episcopado para o próximo triénio, sendo expectável a recondução do atual presidente da CEP, José Ornelas.

Na segunda-feira, José Ornelas, admitiu não estarem excluídas indemnizações por parte da Igreja Católica em Portugal a vítimas de abusos sexuais, numa entrevista publicada pelo jornal El País.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal validou 512 dos 564 testemunhos recebidos, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de vítimas da ordem das 4.815.

pub