Contra "desvalorização". Trabalhadores da Portway iniciam três dias de greve

por RTP
A greve dos trabalhadores da Portway deverá causar perturbações nas ligações aéreas Miguel A. Lopes - Lusa (arquivo)

Os trabalhadores da Portway cumprem até domingo uma paralisação nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira para contestar a política de recursos humanos da empresa. Esta greve, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, pode perturbar as ligações aéreas e demais operações aeroportuárias. Quem vai viajar deve confirmar, antes da deslocação ao aeroporto, se o respetivo voo foi cancelado.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) acusa a Portway de prosseguir uma política de recursos humanos de "confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações". O pré-aviso prevê a greve dos trabalhadores da empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com início às 0h00 desta sexta-feira e término à meia-noite de domingo.


De acordo com o Sintac, a Portway fomenta um "clima de terror psicológico, onde proliferam ameaças e instauração de processos disciplinares, criando uma instabilidade social sem ímpar na história da empresa".

Os trabalhadores reclamam o cumprimento do Acordo de Empresa de 2016 e uma avaliação de desempenho que não vise travar as progressões na carreira.

A estrutura sindical reivindica ainda o pagamento de feriados a 100 por cento a todos os trabalhadores e atualizações salariais imediatas que levem em linha de conta a inflação.A empresa de assistência em terra considera irresponsável a greve que arranca esta sexta-feira e apela para que sejam cumpridos serviços mínimos.


A ANA - Aeroportos de Portugal e a Portway advertiram na quinta-feira para eventuais perturbações em 22 companhias aéreas a operar nos aeroportos portugueses.

Em nota divulgada nos seus sites, a gestora dos aeroportos, detida pela Vinci, e a empresa de assistência em terra, do mesmo grupo, publicaram uma lista de transportadoras cujos voos poderão ser afetados: Aegean, Air Canada, Air Transat, American Airlines, Blue Air, Brussels, Cabo Verde Airlines, Easyjet, Euroatlantic, European Air Transport, Eurowings, Finnair, Flyone, Latam, Luxair, Swiftair, Transavia, Transavia France, Tunisair, Turkish Airlines, Volotea e Wizzair.

Trata-se de companhias aéreas que recorrem aos serviços da Portway. A outra empresa de handling a operar em Portugal é a Groundforce.
Adesão de 90% em Lisboa e 85% no Porto

A adesão à greve dos assistentes dos aeroportos ronda os 90 por cento em Lisboa, segundo números do Sintac, e 85 por cento no Porto.
Há 60 voos cancelados no aeroporto Humberto Delgado e 45 no Francisco Sá Carneiro.

c/ Lusa
pub