Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Coronavírus. Dois novos casos suspeitos em Portugal deram negativo

por RTP
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa Manuel de Almeida - Lusa

A Direção-Geral da Saúde anunciou esta manhã que o terceiro e o quarto casos suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus em Portugal, encaminhados na véspera para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, tiveram resultados negativos. As análises laboratoriais foram efetuadas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, "com duas amostras biológicas negativas".

No total, desde que surgiu o surto de coronavírus, em Portugal foram detetados quatro casos suspeitos e todos eles negativos.

Os dois casos suspeitos do novo coronavírus (dois homens de 44 e 40 anos) estão internados no Hospital Curry Cabral em Lisboa, o hospital de referência em Lisboa para casos suspeitos.

O homem de 44 anos reside em Lisboa e foi detetado através da linha de apoio médico, por apresentar sintomas compatíveis com a doença. Nos últimos dias passou por regiões do mundo onde existem casos de coronavírus.

Já o homem de 40 anos esteve em contacto com pessoas que contraíram o 2019-nCoV fora de Portugal. Um grupo de cidadãos alemães que adoeceu após uma formação no estrangeiro com um doente alemão infetado na China. Foi o sistema de monitorização que permitiu, à chegada ao país, a deteção precoce dos sintomas. O 2019-nCoV, que surgiu em dezembro passado em Wuhan, capital da província de Hubei, centro da China, já provocou 490 mortos e infetou mais de 24.300 pessoas.

Os outros dois primeiros casos suspeitos em Portugal, registados em Lisboa e em Felgueiras, também tiveram resultados negativos após a realização de exames médicos.

O primeiro caso de suspeito foi reportado a 26 de janeiro num homem regressado da China e que esteve sob observação no Hospital Curry Cabral, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, que surgiu em dezembro passado em Wuhan.

O segundo deu-se com um cidadão de nacionalidade italiana que deu entrada no Hospital de São João, no Porto, em 31 de janeiro.

Já os portugueses e as duas cidadãs brasileiras que chegaram domingo a Lisboa, vindos de Wuhan, permanecem em internamento voluntário no Hospital Pulido Valente e no Parque da Saúde de Lisboa, conhecido por Júlio de Matos.


pub