Covid-19. Alemanha e Bélgica colocam Lisboa como zona de risco

por RTP
Imagem de arquivo Reuters

A Alemanha acrescentou nas últimas horas a Área Metropolitana de Lisboa à lista de regiões de risco devido ao aumento de infeções por Covid-19. A informação foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros germânico. Também a Bélgica já tinha colocado Lisboa na zona vermelha, ou seja, de alto risco de propagação.

Os passageiros que viajarem da capital portuguesa para a Bélgica têm de cumprir quarentena obrigatória à chegada.

A medida, que já tinha sido aplicada em julho, entra em vigor amanhã.

Já no caso da Alemanha, os turistas que regressam de Lisboa são obrigados a realizar teste à covid-19 e permanecer em quarentena enquanto aguardam o resultado.

Para além da Área Metropolitana de Lisboa, o Executivo alemão incluiu na 'lista vermelha' regiões de países como França, Dinamarca, Irlanda, Croácia, Países Baixos, Áustria, Roménia, Eslovénia, Hungria e República Checa.

O Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros desaconselha ainda "viagens turísticas não essenciais" para estas regiões, onde o número de novas infeções ultrapassa o limite de 50 casos por 100 mil habitantes em sete dias.

Nos últimos dias as autoridades alemãs têm feito vários avisos sobre viagens para países afetados pela Covid. É o caso da Espanha, um dos destinos de eleição para os alemães.

A situação de alerta redobrado deve-se, em boa parte, ao aumento de casos na Alemanha, que as autoridades relacionam com o regresso de turistas.

A região da Baviera está a ser particularmente afetada e já foram anunciadas restrições em Munique, onde o uso de máscara em parte do centro da cidade passa a ser obrigatório na quinta-feira.

C/ Lusa
Tópicos
pub