Covid-19. "SNS não tem capacidade de resposta", acusa médico

por RTP

O médico Bruno Arroja afirma que o Serviço Nacional de Saúde "não tem claramente" capacidade de resposta no caso de o surto continuar a aumentar até ao final de abril.

Em declarações ao Jornal 2 da RTP, o médico "afirma que a espécie humana tem enfrentado epidemias ao longo da sua história e esta é apenas mais uma".

"E esta está aí para durar, está aí para ficar. Agora, também nunca tivemos tantas condições tecnológicas para podermos conter uma situação destas", acrescentou o gasrtroentrologista.

"O que eu posso garantir e dizer desde já aos portugueses é que nós vamos entrar em quarentena. Só há duas formas de conseguirmos dominar este problema".

Em primeiro, "a vacina e a vacina não está disponível, e não sei quantos meses mais vai demorar até estar disponível".

"Até lá a única solução, independente de tudo o que possam dizer os nossos governantes será a quarentena obrigatória. não haverá mais escolas este ano. Não haverá Euro2020. Não haverá Jogos Olímpicos (...). As pessoas têm de se mentalizar que nada disso irá haver".

Bruno Arroja considera "muito trágico e muito triste que tenha vindo nas notícias o número de mortos em Itália, que está sempre a aumentar de dia para dia".

"E acho muito trágico que o nosso Presidente da República tenha decidido esperar mais três dias. Aguardar mais três dias para tomar essa decisão. Uma decisão que sabem que tem de ser tomada. Nós sabemos que esta semana, provavelmente, iremos ter os primeiros doentes a falecer em Portugal".



pub