Depressão Joseph. A evolução do mau tempo em Portugal ao minuto
Direto
País
Depressão Joseph. A evolução do mau tempo em Portugal ao minuto
São oito os distritos de Portugal continental debaixo de aviso laranja, esta terça-feira, por causa da previsão de queda de neve. Há ainda dez distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima. Acompanhamos aqui o evoluir da situação.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou 490 ocorrências, já esta terça-feira, decorrentes do mau tempo, a maior parte na região metropolitana do Porto e sobretudo quedas de árvores.
"Entre as 0h00 e as 7h45 de hoje foram registadas um total 490 ocorrências relacionadas com esta meteorologia adversa, sendo que a região Metropolitana do Porto foi a mais afetada e as ocorrências mais significativas estão relacionadas com quedas de árvores e inundações", adiantou Paulo Santos, da ANEPC, em declarações à agência Lusa.
Na Área Metropolitana do Porto houve 141 ocorrências, na Grande Lisboa 35, na região Oeste 22, Alentejo 24 e Alentejo 16.
"Durante a noite foram empenhados 1.694 operacionais e 641 meios terrestres", ainda segundo o responsável da Proteção Civil.
O cargueiro que se encontrava à deriva, à saída da barra da Figueira da Foz, está estável e a ser acompanhado pela Marinha. A bordo permanecem seis tripulantes.
O navio de 89 metros, com pavilhão dos Países Baixos, transporta três toneladas de pasta de papel. Terá perdido o leme quando bateu no fundo, por causa da areia acumulada.
Na região de Ponte de Lima, o comandante do Bombeiros voluntários Carlos Lima dá conta de pelo menos sete inundações devido ao caudal do Rio Lima, que galgou as margem.
Antena 1
Há várias casas inundadas e viaturas "atascadas".
PUB
Momento-Chave
Dados da GNR
RTP
/
Fechadas mais de duas dezenas de estradas nacionais e municipais
Vinte e cinco estradas nacionais e municipais estavam, às 7h00, interditadas devido a inundações ou desmoronamento nas regiões Norte e Centro, de acordo com a Guarda Nacional Republicana.
Estavam assim interditadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 9-1 (Estrada da Lagoa Azul) no Linhó, concelho de Sintra, EN 10 Torres do Mondego, em Coimbra, EN 262 em São Romão do Sado, em Setúbal, e EN 365 na Golegã, em Santarém.
A circulação estava igualmente interrompida na EN 3-2 em Valada, no Vale de Santarém, EN 8-2 em Casal Lourim, na Lourinhã, EN 205-1, em Rio Tinto, em Braga, e EN 301 em Argela, em Viana do Castelo, e EN 358-2 em Constância, no distrito de Santarém.
Ainda segundo a GNR, citada pela agência Lusa, estavam fechadas vias na Serra da Estrela, a Nacional 102, ao quilómetro (km) 53,4, em Torre de Moncorvo (Bragança), EN 316 ao quilómetro 37, em Macedo de Cavaleiros (Bragança), a Estrada Municipal (EM) 511 em Merujal (Arouca), EM 1227 Noninha em Arouca, ER 326 em Cando, ER 311, Rio Douro, Cabeceiras de Basto e Várzea (Braga).
Encontravam-se ainda encerradas a EM 1133, Estrada de Santo António, em Riba de Mouro (Viana do Castelo), EN 110 km 4,8 entre Penacova e Coimbra, EM 1416 em Moradias, Pampilhosa da Serra, EM 547 em Alto do Fajão, Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), EN 344 em Castanheira da Serra (Coimbra), EM 1355 em Covanca, em Pampilhosa da Serra, EN 236 em Casal Novo (Coimbra), e EM 1374 em Barrica Grande-Portela de Unhais (Covilhã). Aviso em Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras advertiu a população para os riscos de circulação nas estradas do concelho, tendo em conta o significativo aumento dos caudais de rios, ribeiras e linhas de água, a somar à queda de árvores.
"Considerando que as primeiras horas da manhã coincidem com a maré cheia, é previsível que a situação não melhore durante o período da manhã", alertou a autarquia.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou, desde as 0h00 desta terça-feira, cerca de uma centena de ocorrências causadas pelo mau tempo, a maioria quedas de árvore e inundações.
Segundos os dados do portal da ANEPC, pelas 6h30, as zonas mais afetadas eram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Região de Aveiro, Coimbra, Leiria, Oeste e Grande Lisboa.Ouvida pela agência Lusa, fonte da Guarda nacional Republicana adiantou que há muitas estradas cortadas em Portugal continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera agravou, na segunda-feira, para vermelho o aviso de agitação marítima e para laranja o aviso devido à queda de neve.
Todos os distritos do território continental estão debaixo de aviso amarelo por causa do vento forte, com rajadas até 80 quilómetros por horas, sendo até 100 nas terras altas, até às 15h00 e entre as 3h00 e as 9h00 de quarta-feira.
Os 18 distritos estarão igualmente sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 9h00 de quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.
c/ Lusa
PUB
Momento-Chave
Ponto de situação
RTP
/
Depressão Joseph na origem de mais de 1.100 ocorrências
Ouvido pela antena 1, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, fez o balanço dos efeitos da depressão Joseph nas últimas 48 horas. Pelas 6h00, havia registo de 1.104 ocorrências, a maioria na Região Norte, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo: 320 quedas de árvores e 281 colapsos de estruturas, devido ao vento forte, 174 inundações, 160 limpezas de via e 160 movimentos de massa, motivados pela saturação dos solos.O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou entretanto para vermelho o aviso de agitação marítima na quarta-feira.
Esta terça-feira há oito distritos de Portugal continental sob aviso laranja por causa da previsão de queda de neve: Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Há ainda dez distritos debaixo de aviso amarelo por causa da agitação maritima. Entre as 9h00 e as 12h00 passam a laranja. As ondas podem atingir os 12 metros.
Há ainda algumas regiões a amarelo por causa do vento. As rajadas podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Telejornal | 26 de janeiro de 2026Várias zonas do país estão alagadas por causa
da chuva forte e, nas próximas horas, a tempestade deverá fazer-se
sentir ainda com maior intensidade. Além da chuva, a previsão aponta
para vento e agitação maritima fortes.
Em Torres Novas, por causa da subida da água, uma família com uma criança de cinco anos ficou isolada, na localidade de Quinta do Paúl do Boquilobo. A RTP apurou que estas pessoas estão bem de saúde e em permanente contacto com as autoridades.
Por causa da subida da água, foi contudo necessário retirar mais de 400 animais - gado caprino. O único acesso à habitação está alagado, com cerca de meio metro de água acumulado.
Um cargueiro esteve, na segunda-feira, em risco de afundar depois de ter perdido o leme ao largo da Figueira da Foz. A embarcação terá batido no fundo, que tinha areia acumulada. Aguarda agora o reboque. Açores e Madeira
Nos Açores, as ilhas dos grupos ocidental e central estão sob aviso vermelho por causa da agitação maritíma.
No grupo central o aviso mantém-se até às 20h00 e depois passa a laranja. O grupo ocidental está a vermelho até às 18h00, com ondas que podem mesmo atingir os 19 metros. Há ainda aviso laranja por causa do vento.
As ilhaa do grupo oriental também estão a laranja por causa da ondulação.
Já no arquipélago da Madeira, na costa norte e em Porto Santo, o aviso é por agora amarelo, mas passará a laranja a partir das 15h00. Há também avisos amarelos para a costa sul.
PUB
Momento-Chave
RTP
/
Tempestade Joseph. Situação agrava-se com mais chuva e vento
O climatologista Carlos da Câmara apela a que se repensem estratégias de prevenção e gestão do território. Alerta ainda para a influência dos incêndios na permeabilidade dos solos.