Dezenas de estudantes pró-Palestina ocupam Faculdade de Ciências da UP

por RTP

Por causa do que se passa no Médio Oriente, um grupo de estudantes ocupou, esta noite, um dos edifícios da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A ação de protesto, organizada pelo grupo "Estudantes pela Palestina", teve por objetivo exigir que "a Universidade do Porto use a influência junto da Câmara Municipal e do Estado português para condenar as atrocidades cometidas por Israel" e para o Estado romper relações diplomáticas com Telavive.

O protesto decorreu de forma pacífica e acontece depois ações semelhantes noutras instituições universitárias portuguesas, em Lisboa.

Inicialmente, cerca das 22h30 de quinta-feira, estes alunos ocuparam aquele departamento que está aberto 24 horas, tendo pouco tempo depois sido informados que não poderiam permanecer no interior. Decidiram, então, concentrar-se no exterior.

Às 00h13, "por indicações superiores", os seguranças fecharam as portas do departamento, onde, no interior, se encontravam mais de 10 alunos a estudar. Estes estudantes tiveram de abandonar o local, mas os manifestantes não desmobilizaram.

No exterior, onde estavam bandeiras da Palestina rodeadas de velas e tendas de campismo - onde estes estudantes se abrigaram durante a noite - lia-se em faixas espalhadas pelo chão: "Solidariedade proletária por uma Palestina Livre", "Israel não é uma democracia, Israel é um país terrorista" e "A revolução começa aqui".


PUB