Encontrado sem vida idoso dado como desaparecido em Boliqueime

por Sandra Salvado - RTP
Luís Forra, EPA

Foi encontrado morto, esta segunda-feira, o homem que tinha desaparecido em Boliqueime, no Algarve, por causa do temporal de domingo. O cadáver foi encontrado a 100 metros do local onde foi encontrado o carro - submerso.

O homem era o único ocupante da viatura que foi encontrada com um vidro partido.

De acordo com fonte das relações públicas do comando distrital da GNR de Faro, o cádaver do homem desaparecido foi encontrado cerca das 9h30, a cerca de 100 metros do local onde foi encontrado o seu carro, submerso e sem ninguém no interior.

"Esta manhã foram retomadas as buscas para encontrar o homem desaparecido e foi um binónio homem-cão que chegou até ao cadáver, não tendo sido acionados os mergulhadores que estavam no local prontos para intervir", adiantou a mesma fonte à agência Lusa.

Dezenas de pessoas tiveram que ser resgatadas na baixa de Albufeira devido às inundações e várias ficaram desalojadas. O número exato só será conhecido esta segunda-feira.

São milhares de euros em prejuízos, causados pelas inundações de domingo, em Albufeira. Os danos abrangem redes de esgotos, água, eletricidade, estrada, ruas e praias.


Contudo, o autarca do município de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, disse aos jornalistas que as pessoas que ficaram sem habitação foram realojadas temporariamente, não havendo qualquer situação pendente.
Prejuízos avultados
São "largos milhares de euros os prejuízos" causados pelas inundações de domingo, em Albufeira. Os danos abrangem redes de esgotos, água, eletricidade, estrada, ruas, e praias. O município diz que o pedido de calamidade pública será equacionado, mas para já a prioridade é ajudar os comerciantes.

O presidente da Câmara de Albufeira admitiu que um pedido de calamidade pública será equacionado, mas agora a prioridade é reparar o que está estragado. “Neste momento, essa não é a nossa preocupação. É ajudar as pessoas que estão a necessitar de ajuda. Naturalmente essas questões, já de outro caráter serão todas equacionadas, mas essa não é a nossa prioridade neste momento”.

“Vamos ajudar naquilo que pudermos, no que estiver ao nosso alcance, temos já um gabinete jurídico na câmara preparado com todos os meios à disposição da população que foi afetada”, salientou o presidente da Câmara Municipal.

A zona mais atingida pelas fortes chuvas foi o centro da cidade de Albufeira, onde a água atingiu cerca de 1,80 metros de altura. As equipas de limpeza e os comerciantes tentam remover lamas e objetos arrastados pela corrente.

As equipas de Proteção Civil mantiveram-se no terreno durante toda a noite, na tentativa de repor a normalidade, dando especial atenção à baixa da cidade, onde ainda continuam bem visíveis os mais variados objetos: mesas, cadeiras, sinais de trânsito e tudo aquilo que a água encontrou pela frente e arrastou.Limpeza pode durar semanas
O comandante dos bombeiros de Albufeira refere que as operações de limpeza das zonas mais afetadas vão prolongar-se durante semanas.

Em Albufeira a chuva já parou, mas ainda há ruas, habitações e muitos espaços comerciais completamente inundados.

António Coelho, comandante dos Bombeiros de Albufeira, refere que os meios estão empenhados na "recuperação da normalidade", com os trabalhos e limpeza e remoção de sedimentos.
Comerciantes pedem calamidade pública
A Associação de Comerciantes de Albufeira pede que seja decretado o estado de calamidade, tendo em conta os elevados prejuízos causados pelo temporal.

"Esperamos que a Cãmara não pense só nos estragos públicos, mas também nos estragos dos comerciantes. Era bom que a Câmara Municipal sensibilizasse o Governo para a declaração de calamidade para que possa haver verbas públicas para resolver os graves problemas que aqui estão", disse Luís Alexandre à RTP.
Proteção Civil debaixo de críticas
Ricardo Ribeiro, presidente da Associação dos Técnicos de Segurança e Proteção Civil, deixa críticas à atuação da Proteção Civil nacional.

Os técnicos de segurança referem que o aviso em alerta vermelho, por parte da Proteção Civil, teria colocado de prevenção todos os meios e recursos mais adequados.

Ricardo Ribeiro diz que a mobilização e a prontidão prévia teria atenuado os efeitos da intempérie entidos na região sul do país.
Força das águas arrastou carros até à praia
A chuva intensa começou a cair durante a madrugada de domingo, quando uma forte enxurrada inundou a parte baixa de Albufeira.

Casas e estabelecimentos comerciais foram completamente inundados. A força das águas arrastou também automóveis, alguns até à praia.

A Proteção Civil de Faro diz que as operações de limpeza vão levar alguns dias.
pub