Escolas fechadas. Madeira em alerta máximo devido à depressão Óscar

por RTP
A Capitania do Porto do Funchal prolongou até às 18h00 os avisos de vento forte e má visibilidade para a orla marítima RTP Madeira

As regiões montanhosas e a costa sul da Madeira mantêm-se esta terça-feira, até às 15h00, sob aviso vermelho, o mais elevado da escala empregue pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A meteorologia prevê chuva e vento fortes à passagem da depressão Óscar. As escolas e a universidade estão de portas fechadas.

Segundo a Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, foram mobilizados 110 operacionais, apoiados por 41 veículos, para responder a quase 40 ocorrências, até ao início da manhã desta terça-feira.

Houve registo de inundações, pequenos deslizamentos de terras e quedas de árvores e diferentes pontos da costa sul da ilha – sem notícia de incidentes graves.
A Capitania do Porto do Funchal prolongou até às 18h00 os avisos de vento forte e má visibilidade para a orla marítima, apelando a cuidados redobrados por parte de armadores e proprietários das embarcações.Espera-se que a fase mais crítica se dissipe durante a manhã.

Também por causa dos previsíveis efeitos da depressão Óscar, 40 mil alunos vão ficar esta terça-feira em casa. As escolas encerram ontem mais cedo. O mesmo acontece com a Universidade da Madeira.
A Câmara Municipal do Funchal anunciou ainda que os serviços administrativos do município, museus, espaços culturais, recreativos e desportivos vão estar encerrados. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas.
O autarca do Funchal considera que a prevenção foi essencial para evitar danos de maior, mas alerta para o agravamento da situação nas próximas horas.
Voos cancelados
Foto: RTP Madeira

No Aeroporto do Funchal, foi ativado o plano de contingência – aumenta o número de funcionários e é alargado o horário da restauração. Na segunda-feira, foram cancelados quase 30 voos e mais de uma dezena de aviões foram obrigados a mudar de rota.Na última madrugada, havia já várias ligações aéreas canceladas.

A ANA Aeroportos pede aos passageiros que consultem o estado do voo antes de se dirigirem ao aeroporto.

Foto: RTP Madeira

Por sua vez, a empresa de transportes públicos Horários do Funchal admitiu, em comunicado, “constrangimentos nos transportes” ao longo do dia.

Já a Empresa de Eletricidade da Madeira adiantou que vão estar fechados todos os balcões de atendimento ao público, incluindo na sede. Por outro lado, o Serviço de Apoio ao Cliente estará a funcionar através da linha telefónica.

c/ Lusa
pub