EM DIRETO
Depressão Marta a caminho de Portugal. A evolução do estado do tempo ao minuto

Estacionamento gratuito no Peso da Régua com parque aberto 24 horas para facilitar mobilidade

Estacionamento gratuito no Peso da Régua com parque aberto 24 horas para facilitar mobilidade

O estacionamento no Peso da Régua passa hoje a ser gratuito em toda a cidade, uma decisão anunciada pela Câmara Municipal para facilitar a mobilidade num concelho que regista condicionamentos relacionados com o aumento do caudal do rio Douro.

Lusa /

"Atendendo à situação atual no concelho, informa-se que, a partir deste momento, o estacionamento passa a ser gratuito em toda a cidade do Peso da Régua. Esta decisão visa apoiar a população e facilitar a mobilidade, minimizando os constrangimentos na circulação e estacionamento durante este período", lê-se numa publicação da autarquia nas redes sociais.

Paralelamente, a Câmara do Peso da Régua (distrito de Vila Real) decidiu disponibilizar o Parque de Estacionamento do Auditório Municipal para que as pessoas possam colocar os seus carros de forma "segura e acessível", como se lê numa outra publicação.

Este parque estará aberto 24 horas, tratando-se de uma medida com o objetivo de "apoiar a população e facilitar a mobilidade, sobretudo em momentos em que possam verificar-se constrangimentos na circulação".

"O município do Peso da Régua continuará a acompanhar a evolução da situação e a partilhar novas informações através dos seus canais oficiais", acrescenta.

A Capitania do Douro alterou o alerta de iminência de cheias de laranja para vermelho, estando já interditada a navegação no rio e ativadas medidas restritivas específicas dos planos municipais de intervenção, disse hoje o comandante adjunto, Pedro Cervaens, num ponto de situação cerca das 07:30.

À Lusa, o presidente da Câmara de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, admitiu, num outro ponto de situação cerca das 09:30, a possibilidade de ser acionado um plano para evacuação das habitações da zona próxima ao rio Douro que "entrou em fase de saturação" e transbordou esta noite.

"A situação está a agravar-se. Temos a água a metro e meio/dois metros da Avenida [João Franco]. Há uma tendência de subida. Temos definido no nosso plano para evacuação", disse o autarca.

Além destas medidas, a Câmara do Peso da Régua informa que está proibido o trânsito na Estrada Municipal 313-1 entre a Quinta do Valado e a Quinta da Vacaria.

A estrada está "temporariamente cortada ao trânsito, devido à instabilidade do terreno, situação que representa um risco para a circulação e para a segurança de todos", refere a autarquia, apontando como alternativa a Estrada Nacional 222.

Tópicos
PUB