Última Hora
Centenas de bombeiros e vários meios aéreos combatem incêndio em Alcabideche

Estradas portuguesas vão receber mais 25 radares de velocidade

por Natércia Simões - Antena 1

António Antunes - RTP

Vão entrar em funcionamento, a partir de 6 de julho, mais 25 novos radares de velocidade. Atualmente as estradas nacionais contam com 98 radares, aos quais se vão juntar 14 de velocidade instantânea e 11 de velocidade média, anunciou a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR).

Uma medida que se integra, na estratégia da ANSR para reduzir a sinistralidade nas estradas portuguesas.

No total do sistema SINCRO, a funcionar há oito anos, verificou-se uma “redução significativa” da sinistralidade nos locais onde foram instalados os radares: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

A ANSR recorda ainda que, nos locais onde foram instalados os novos radares registou-se, face às medições efetuadas antes da sua instalação, “uma redução média muito expressiva no número de veículos em excesso de velocidade” (cerca de 90%), tendo as maiores reduções sido verificadas nos trechos abrangidos pelos radares localizados na EN101 em Guimarães, na EN206 em Fafe, no IC2 em Coimbra, no IP7 (Eixo Norte Sul) em Lisboa e no IC17 (CRIL) em Odivelas.

PUB