Fogo na Madeira continua a lavrar e alastrou ao concelho de Câmara de Lobos
O incêndio que deflagrou na quarta-feira nas zonas altas da Ribeira Brava, na Madeira, continua a lavrar, tendo alastrado ao concelho vizinho de Câmara de Lobos.
A Polícia Judiciária já está a investigar a origem do incêndio que deflagrou na passada quarta-feira.
Neste momento uma das frentes é mais preocupante, porque se aproxima de casas, embora ainda sem perigo, como adianta à Antena 1, o Comandante Operacional da Proteção Civil da Madeira, Marco Lobato. Outras das frentes está a subir a encosta da Encumeada, e aproxima-se de uma zona de floresta protegida. No local estão nove viaturas e 28 bombeiros de três corporações.
A zona sul da Madeira, assim como as regiões montanhosas, estão sob aviso laranja, devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A costa norte está sob aviso amarelo.
O incêndio teve início na quarta-feira de manhã, "tendo sofrido várias alterações durante o dia (de quarta-feira), oscilando entre alguma acalmia e projeções mais complicadas", referiu ao final do dia de quinta-feira o Serviço Regional de Proteção Civil, que alerta ainda para o perigo de derrocadas.
Os acessos difíceis, o calor e o vento forte dificultam o trabalho no terreno.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso amarelo que pode subir para laranja por causa do calor.