Gabinete abre inquérito preliminar ao caso da carruagem que se soltou do comboio Intercidades

O gabinete que investiga acidentes ferroviários confirma à Antena 1 que abriu uma análise preliminar sobre o comboio Intercidades que ontem perdeu uma carruagem no percurso Lisboa-Faro.

Gonçalo Costa Martins - Antena 1 /
João Marques - RTP

Em resposta à rádio pública, esclarece que foi aberto "um processo de análise preliminar sobre o incidente mencionado, a fim de reunir informação relevante e avaliar se há motivo para a abertura de um processo formal de investigação".

Esta informação tinha sido apurada pelo Público, mas o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) comunica agora de viva voz a decisão. Diz também que pode levar dois meses a fechar este processo, que será depois publicado no seu website.
A situação ocorrida foi confirmada à Antena 1 pela CP e pela Medway. A carruagem soltou-se por causa de uma quebra dos engates, o sistema de ferro que junta locomotivas e carruagens, noticiou o Público.

A carruagem e a restante composição que seguia de Lisboa-Oriente para Faro foram rebocadas por um comboio de mercadorias da Medway que estava por perto. 

Depois de rebocado até à estação de Grândola, fonte oficial da CP diz à Antena 1 que os passageiros foram redistribuídos pelas restantes carruagens, visto que o comboio não estava cheio. O Intercidades seguiu depois viagem.

A rádio pública aguarda respostas da CP, para perceber mais detalhes desta situação. 
Tópicos
PUB