Governo constitui comissão para elaborar um livro branco para o serviço público

por RTP
Nuno Patrício - RTP

O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura no encontro de quadros da RTP, esta segunda-feira. A comissão, um grupo reduzido de seis pessoas, não deverá discutir os novos modelos de renovação da administração nem de financiamento. A reflexão deverá incidir sobre os objetivos do serviço público e como devem ser assegurados.

A comissão, que inclui membros com experiência de televisão e de rádio, mas também académicas com experiência e conhecimento da área, fará a reflexão auscultando os quadros da RTP.

No final, o trabalho será entregue ao Governo para a tomada de decisão sobre o contrato de concessão. Não foi dado um prazo de trabalho, mas Pedro Adão e Silva fala de um "prazo relativamente curto".

A comissão vai ser constituída por Jorge Wemans, Rui Romano, Francisco Sena Santos e as académicas Felisbela Lopes, Catarina Burnay e Clara Almeida Santos. Felisbela Lopes será a coordenadora.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, considera que esta é uma "necessidade" dadas as rápidas mudanças no setor da rádio e televisão, mas também uma "oportunidade" para uma reflexão baseada no conhecimento.

O responsável pela área do audiovisual defendeu ainda que o processo de debate deve anteceder o processo de decisão política.
As questões relativas às nomeações das administrações da RTP e sobre o modelo de financiamento ficam de fora desta comissão.

pub