Guardas arguidos serão suspensos de funções, diz ministra da Justiça

A ministra da Justiça, Rita Júdice, afirmou na quarta-feira que os guardas profissionais que sejam constituídos arguidos serão suspensos de funções e alvo de processos disciplinares. Uma afirmação poucas horas depois da operação policial que percorreu várias prisões por suspeitas de facilitação na entrada de droga.

Antena 1 /

Foto: João Marques - RTP

Em declarações aos jornalistas, Rita Júdice elogiou a operação da Policia Judiciaria que deteve 13 pessoas, incluindo guardas prisionais, que são suspeitos de facilitar a entrada de droga nas prisões.

A ministra considerou que esta foi uma intervenção "muito importante".
"Se a droga é um flagelo, nas prisões é inaceitável. Estamos mesmo comprometidos e muito satisfeitos de ver a ação da PJ", afirmou.

"A droga nas cadeias é um tema que tem estado em cima da mesa e todos os dias lutamos contra essa realidade", assumiu.

Rita Júdice adiantou ainda que tem a garantia por parte da da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) de que "todos os visados que sejam constituídos arguidos serão imediatamente suspensos e objeto de um processo disciplinar".

A ministra sublinhou que não confunde os guardas prisionais visados com o Corpo da Guarda Prisional, mas admitiu que, a existirem elementos entre os suspeitos, "não é algo que deixe a ministra da Justiça orgulhosa".

c/ Lusa
PUB