Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Idosos do Marco jogam paintball e mostram não haver "idade para atividade radical"

por Lusa

Marco de Canaveses, Porto 25 jun (Lusa) - Idosos de Marco de Canaveses, alguns com mais de 80 anos, a maioria mulheres, participam, em julho, num jogo de `paintball` para mostrar não haver idade para as atividades radicais, disse hoje a organização.

"A idade não tem de ser um impedimento. Estas atividades ajudam na estimulação cognitiva e fazem com que os idosos não se sintam rejeitados", comentou José Carlos Coelho, diretor do Centro Social de Carvalhosa.

Segundo referiu à Lusa, vão participar 35 utentes, com idades entre os 74 e os 88 anos, numa atividade agendada para o dia 03, no campo de futebol da localidade.

"Eles [os idosos] querem mostrar que ainda são capazes de fazer o que os mais jovens fazem", assinalou, referindo que já decorrem os treinos de preparação, apoiados por pessoas de um clube de Amarante que pratica habitualmente paintball.

Foi também esse grupo que disponibilizou à instituição o material para aquela atividade.

Vestidos a rigor, com as armas em punho, ora a brincar, ora mais a sério, elas e eles têm realizado treinos e são muitas as fotografias e vídeos que reproduzem os primeiros passos na atividade radical. Várias fotos, com muitos sorrisos e brincadeiras, já foram partilhadas nas redes sociais, para gáudio dos participantes, mas também de familiares e amigos.

"Estão ansiosos e muitos alegres", contou.

José Carlos Coelho explicou, também, que os cenários preparados para os idosos levam em conta as idades que têm, não deixando, porém, de haver zonas numa pequena mata contígua ao campo de jogos "para tornar atividade mais radical".

O Centro Social de Carvalhosa abriu em 2011 e desde então tem-se destacado com inúmeras atividades para os utentes.

Há dois anos, 21 idosos entre os 80 e os 92 anos fizeram o batismo de voo, viajando entre Lisboa e o Porto, passeio que incluiu uma visita ao Palácio de Belém.

No ano passado, a atividade do centro foi mais radical, com 30 idosos a participar num raide todo-o-terreno.

"Todos os anos definimos um slogan para o verão, que é o ponto de partida para a programação de diversas atividades para os nossos idosos", anotou.

Este ano, prosseguiu o dirigente, "o slogan é Mais Sol` e, por isso, vamos ter mais atividades ao ar livre".

O Centro Social de Carvalhosa conta, atualmente, com 70 idosos em regime de centro de dia e 74 em apoio domiciliário.

Na instituição existe ainda o serviço de creche.

Tópicos
pub