Especial
Presidenciais 2026. Projeções de resultados, apuramento de votos, discursos e análise

Incêndio em Almodôvar obrigou ao corte da A2. Circulação já foi reestabelecida

Incêndio em Almodôvar obrigou ao corte da A2. Circulação já foi reestabelecida

Pelas 18h33, o incêndio que lavra em zona de mato, eucaliptos e pinhal estava a ser combatido por 348 operacionais, 111 meios terrestres e 14 meios aéreos, no concelho de Almodôvar, Beja. O incêndio tem nesta altura três frentes ativas.

RTP /
Foto: Diana Santos Gomez - RTP

Em declarações à RTP3, o comandante sub-regional do Baixo Alentejo, Carlos Pica, adiantou que há vários fatores que dificultam nesta altura o trabalho dos bombeiros, desde logo o relevo: há meios terrestres que não conseguem entrar na zona do fogo e os bombeiros estão a tentar criar caminhos de acesso para chegar à frente de incêndio com segurança. 
Um operacional de uma corporação de Almodôvar ficou ferido na sequência de uma descarga de água de um meio aéreo. Ficou com quatro costelas partidas, mas está livre do perigo, adiantou o comandante sub-regional do Baixo Alentejo.

Até ao momento não há população ou habitações em risco. Ainda assim, adianta Carlos Pica, houve algumas habitações dispersas ameaçadas pelo fogo, mas as autoridades conseguiram impedir o avanço das chamas.

O comandante sub-regional aconselha ainda aos cidadãos para que não se dirijam para o local e libertem os caminhos de circulação. No terreno estão corporações do Baixo Alentejo, Algarve, Évora, Setúbal, Alentejo Litoral e força especial da Proteção Civil, bem como responsáveis do INEM, Cruz Vermelha, GNR e serviços municipais.

O incêndio em Almodôvar obrigou ao corte da autoestrada do Sul entre os nós de Almodôvar e Messines ao quilómetro 205 nos dois sentidos. Entretanto, o trânsito já foi restabelecido.

A ajuda no combate às chamas chega de vários pontos do país, incluindo corporações do Algarve e Setúbal.

Em declarações à RTP3, a porta-voz da GNR, Mafalda Almeida, adiantou que o fogo deflagrou ao início da tarde no quilómetro 207 da A2 quando uma viatura que transportava uma autocaravana se incendiou. As chamas propagaram-se depois até à zona de mato.

Tópicos
PUB