O primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude chega ao fim
Amor, alegria e fé: as expectativas comuns dos participantes da JMJ
É o primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e entre os participantes são muitas as expectativas para o que se segue. De todos os cantos do mundo, peregrinos e voluntários expressam o entusiasmo para ver o papa Francisco de perto. Mas há um desejo comum para os que estão em Portugal a vivenciar este evento: conviver com pessoas de outros países e partilhar momentos e valores católicos.
Sentados em grupo, a descansar à sombra ou a conversar, pessoas de todas as idades aguardavam o início das celebrações. Apesar de ser mundialmente famoso por reunir jovens de todo o mundo, este evento atrai também adultos mais velhos. É o caso de Ana Carla que, aos 59 anos, decidiu juntar-se aos mais novos e ser voluntária nesta jornada.
Vinda de Ferreira do Alentejo e a participar pela primeira vez num evento do género, admite que espera que, com “as pessoas todas aqui a rezar e a sentir esta alegria” se torne “mais lúcida a visão de Deus”.
“Fica tão mais fácil vê-Lo”, expressou, assumindo que se sente “completamente inebriada (…) com esta juventude”.
No mesmo grupo está também Daniela que é pela primeira vez, aos 19 anos, voluntária na Jornada Mundial da Juventude. Estudante em Lisboa mas com raízes no concelho de Vagos, acredita que “vai ser uma experiência muito gira” e “a repetir”.
“Agora temos a jornada em Portugal e de certeza que todos os jovens portugueses vão querer ir a mais jornadas noutros países”, porque é uma forma de “nos juntarmos ao Papa” mas também “de conhecermos outras partes do mundo”.
Daniela admite que “é mais complicado” os jovens portugueses se assumirem como “jovens católicos” em Portugal e, por isso, deseja que fique uma mensagem no fim deste encontro: “não tenham vergonha de assumir a vossa religião, de orar, de ser quem querem ser”.
Porque o mais importante, continuou, “é nós espalharmos amor, alegria e a nossa vontade de ser livres”. Não é a primeira vez que faz uma peregrinação, nem a primeira vez que vê o papa Francisco. Ainda assim, “é sempre entusiasmante pensar que vamos ver o Papa”.
Aos 40 anos, a porto-riquenha Maria Perez quis participar como voluntária depois de “sentir o chamamento” e porque desta forma encontra “alegria e Deus”. A viver em Portugal há alguns anos, espera que na JMJ de Lisboa possa “viver a alegria e a fé católica”
É a terceira jornada em que participa e garante que “cada evento é especial” e que lhe causa sempre “muita emoção”.
De Portugal, da vizinha Espanha ou do outro lado do planeta, tanto os peregrinos inscritos como os voluntários têm uma ambição comum: conhecer pessoas de outras culturas e com a mesma fé.
“Espero conhecer novas pessoas, espero que seja uma experiência que fique marcada na minha vida e que eu aprenda alguma coisa que não posso aprender em mais lado nenhum”, conta Afonso, de 19 anos.
Este voluntário vindo de Faro, no Algarve, acredita que esta pode ser “uma experiência” que não poderá esquecer.
Andreia e Pedro têm 17 anos, são escuteiros em Odivelas e, embora sejam peregrinos, estão a viver esta experiência de forma diferente. Sentem-se em casa e orgulhosos por poder mostrar a cidade de Lisboa aos jovens que vêm de fora.
“Não sabia bem o que esperar. Só esperava uma coisa em grande, mas está a impressionar-nos bastante. E é só o primeiro dia”, afirmou a jovem à RTP.
“Eu vim de mente aberta. Quero experienciar tudo o que puder, [conhecer] novas culturas, falar com o máximo de pessoas que conseguir”.
E por gostar de receber e ajudar os outros, Pedro e os pais decidiram receber participantes estrangeiros como família de acolhimento.
“É sempre bom receber pessoas”, disse, acrescentando que o melhor “é mostrar a minha cidade às outras pessoas”. “É impressionante e eles adoram”, acrescenta.
Do norte do país, Inês e Laura vêem nesta iniciativa uma oportunidade de conhecer novos amigos.
“É um encontro com imensos jovens de imensas culturas e estão todos aqui com o mesmo objetivo e partilhamos todos a mesma fé”, frisaram as adolescentes de 15 anos. “Acho isso espetacular, extraordinário”.
“Queremos ser surpreendidas. Mas esperamos animação, partilha, e sobretudo partilha da fé”, continuou Inês, que veio com o grupo da paróquia a que pertence, em Leça da Palmeira. “Acho que faltam eventos como este para promover a religião e mostrar que a religião é algo divertido também e que os jovens ainda gostam e ainda praticam”.
São aos milhares os jovens vindos de países europeus. Fabiolo de 19 anos, veio da cidade espanhola de Cádiz para “conhecer pessoas, divertir-me e aproximar-me de Deus e da fé.
Já um grupo de jovens italianos admitem ter “enormes expectativas”. Alba e Frederica, de 20 e 23 anos, consideram que “este evento é muito importante” para todos no contexto atual.
“É importante para podermos estar todos juntos depois de termos estado separados tanto tempo por causa da pandemia da Covid-19”, afirmou Frederica, que veio de Génova.
É importante, salientou ainda, “termos oportunidade de estarmos todos juntos de novo, neste grande evento, com pessoas de todo o mundo”
“É importante nas nossas vidas e para a nossa fé”.
O grupo recordou ainda que, durante a pandemia houve quem se afastasse da fé, porque as pessoas não podiam sair de casa e “ir à igreja” e não era sempre “fácil rezar em casa”. Por isso, este encontro é uma boa maneira de se voltarem a conectar “uns com os outros e com a fé”.
Do outro lado do mundo, veio um grupo de jovens filipinos, do qual John Antony é o líder. Expressando no rosto e na voz a alegria de estar em Portugal e de poder ver o papa Francisco, admitiu que a principal expectativa é a de adquirir “mais conhecimento” e oportunidade para se desenvolver mais profundamente a nível espiritual.
A fé e a alegria de partilhar o momento da visita do Papa a Portugal são as palavras mais repetidas entre os participantes. Mas para Herson, o primeiro motivo que o fez vir de Cabo Verde foi o encontro “com Jesus Cristo e a sua presença através dos jovens e nestas ruas”.
“O que mais me motiva aqui é o verdadeiro encontro com Deus nesta jornada”, referiu o cabo-verdiano da ilha de Santo Antão, acrescentando que tem como expectativa que o Papa deixe uma “mensagem de força, de muito ânimo”.
O grupo cabo-verdiano que integra foi acolhido, inicialmente, por famílias portuguesas - experiência que descreve como “espetacular”.
É “muito divertido” este evento, disse ainda, porque é um “momento para nos conhecermos uns aos outros”.
“[Conhecemos] a cultura, cantamos, rezamos juntos”.
Papa vai encontrar-se com vítimas de abusos sexuais em Portugal
António Grosso, um dos fundadores da associação Coração Silenciado, que apoia vítimas de abusos sexuais na Igreja, criticou na RTP3 o facto do programa da Jornada Mundial da Juventude não ter "uma linha sobre esta temática que tem sido central na sociedade portuguesa".
António Grosso espera que o chefe da Igreja Católica se pronuncie sobre a necessidade de proteção das vítimas e enfatize a importância do trabalho da comissão independente.
A associação a que pertence irá fazer chegar a Francisco a "indignação generalizada" das vítimas quanto ao pronunciamento dos bispos portugueses e a desvalorização de provas dos crimes.
António Grosso, que também foi alvo de abusos no seio da Igreja Católica quando era criança, espera que o papa "tome uma atitude frontal e definitiva" no sentido de "arrasar a prescrição na lei canónica e na lei civil".
"A prescrição é um troféu para os abusadores e é um crime em si própria", vincou em declarações ao 360.
RTP viaja com papa Francisco no voo para Portugal
Francisco parte de Roma às 7h55 locais e chegará ainda durante a manhã a Lisboa.
JMJ. Peregrinos foram conhecer tudo sobre o 25 de Abril de 1974
Durante esta semana de Jornada Mundial da Juventude, o convite aos peregrinos em Lisboa para conhecerem mais sobre a ditadura e a revolução de 1974, em Portugal.
Tiago Petinga - Lusa
A reportagem é da jornalista da Antena 1 Rita Fernandes.
Papa vai ficar hospedado na Nunciatura Apostólica da Santa Sé
É um edifício construído em 1918 que, quando recebe o Papa, atrai muitas pessoas. Os moradores aproveitam a vista privilegiada nestas alturas e os comerciantes aproveitam a oportunidade para fazer negócio.
JMJ assinalada em Lisboa com vários eventos
Por toda a cidade de Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude está a ser assinalada com vários eventos. Existe a feira vocacional, o parque do perdão para as confissões e também concertos.
Marcelo faz o balanço do primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude
O presidente da República marcou presença esta terça-feira na missa inaugural do evento, que decorreu no Parque Eduardo VII. Sobre a homilia de D. Manuel Clemente, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha a necessidade de reflexão perante uma realidade vertiginosa.
Missa inaugural chega ao fim
Diocese do Mindelo alerta para "confusão" com notícias de desaparecimento de peregrinos
A Diocese de Mindelo anunciou hoje que seis peregrinos cabo-verdianos não têm estado com o grupo nem participado nas atividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas alertou para a "confusão" com as notícias sobre desaparecimento.
"A notícia que tem sido veiculada em alguns meios de comunicação social sobre peregrinos da JMJ cabo-verdianos e angolanos, alegadamente desaparecidos, parece-nos uma comunicação exagerada e que semeia confusão e alarme desnecessário", afirmou a Diocese, em comunicado.
A mesma fonte referiu que as jornadas estão ainda a decorrer e que o facto de alguns peregrinos não terem comparecido em Leiria e Lamego "não é razão suficiente para se falar em desaparecimento".
"A caravana do Mindelo, composta por peregrinos das paróquias do Sal, Boa Vista, São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, seminaristas da Diocese de Mindelo que estudam em Sevilha, Recife e Lisboa, o Movimento Neo-Catecumenal e a Escola Salesiana soma um total de cerca de 150 pessoas", precisou.
A mesma fonte esclareceu que nem todos esses grupos têm o mesmo programa de alojamento e atividades durante a estadia em Portugal e que 115 dos que dependem diretamente da comissão organizadora da Diocese estão hospedados desde segunda-feira na Póvoa de Santa Iria.
"Temos a informar que, realmente, seis dos nossos não têm estado com o grupo nem têm participado nas atividades até agora", deu conta, garantindo que a Jornada está a decorrer "maravilhosamente".
"A Pré-jornada em Leiria e Lamego superou em muito as expetativas dos nossos jovens. Tem sido uma grande Festa da Fé e uma experiência de fraternidade universal extraordinária e emocionante", segundo a nota da Diocese de Mindelo, com sede na ilha de São Vicente.
Quase 200 peregrinos cabo-verdianos e angolanos, que participam na Jornada da Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, não compareceram na Diocese Leiria-Fátima, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Em conferência de imprensa, a inspetora coordenadora superior do SEF, Cláudia Rocha, disse que são 195 jovens, dos quais 168 cabo-verdianos e 27 angolanos.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa entre hoje e domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que contará com a presença do Papa Francisco.
As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
Ministro da Saúde doa sangue e apela à dádiva
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, doou hoje sangue e apelou à dádiva, porque "os doentes não têm férias", no dia em que começou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerada o maior evento católico.
"Em dias de JMJ não se esqueça de que os doentes não têm férias. Dê sangue, os nossos serviços estão de portas abertas à sua espera. Dar sangue faz bem!", declarou o ministro, numa mensagem vídeo publicada no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que reproduz uma fotografia de Manuel Pizarro em traje formal a dar sangue.
Segundo o portal do SNS, o ministro da Saúde doou sangue no Instituto Português do Sangue e da Transplantação, em Lisboa.
Apesar do apelo de Manuel Pizarro, "Portugal mantém estável a reserva de sangue", sublinha o mesmo portal, acrescentado, porém, que "importa sensibilizar as pessoas para a realização de dádivas regulares" para "garantir a manutenção adequada das reservas".
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ 2023, que contará com a presença do Papa Francisco.
O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa na quarta-feira de manhã, deslocando-se no sábado ao Santuário de Fátima para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.
"Nada pode substituir este caminho pessoal", afirma Manuel Clemente
Na homilia da Missa de Abertura da Jornada Mundial da Jornada, o cardeal patriarca meditou sobre o mote "Maria levantou-se e partiu apressadamente".
Cardeal Patriarca dá as boas vindas aos peregrinos
D.Manuel Clemente exprimiu-se em português, italiano, espanhol, francês e inglês.
Começa a Missa de Abertura, celebrada pelo cardeal patriarca D.Manuel Clemente, perante um mar de gente, ao lado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas
Marcelo promulgou lei da Amnistia apesar de "dúvidas" sobre limite de idade
Em declarações à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a promulgação da lei da Amnistia. O presidente da República explicou a decisão, apesar de não concordar com as restrições de idade.
Questionado sobre se este é um "sonho de católico ou de presidente da República", Marcelo Rebelo de Sousa responde: "É as duas coisas mas é mais de presidente. Isto é uma vez na vida de um país", considera.
Maria João Avilez recorda entrevista ao papa Francisco
Na linha da frente junto ao palco, a repórter Alberta Marques Fernandes falou com Maria João Avilez, que entrevistou o Papa Francisco.
JMJ. Carlos Moedas considera "normal" haver constrangimentos
O presidente da Câmara de Lisboa considera "normal" haver constrangimentos nos transportes públicos e problemas de organização tendo em conta a dimensão deste evento.
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa
"É normal, assim aconteceu em todas as outras jornadas mundiais da juventude", acrescentou, lembrando que em Madrid algumas pessoas chegaram a fazer dez quilómetros a pé para chegar ao evento.
"Obviamente que há problemas. Vamos ter vários dias com muitos problemas", assumiu Moedas, ressalvando que existe um centro de operações com 35 pessoas disponíveis 24 horas por dia para responder aos problemas.
Ainda assim, o presidente da Câmara de Lisboa diz ter recebido vários elogios quanto à organização deste evento.
JMJ. Marcelo enfatiza "momento único na vida de todos"
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa esta terça-feira na missa que dá início à Jornada Mundial da Juventude. "Não me lembro de uma maré jovem assim em Lisboa", afirmou.
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa destaca o papel de Portugal como "país que mobiliza o mundo todo".
Reconhece que "em democracia as pessoas têm direito a criticar", quando questionado sobre apreciações negativas por parte de alguns portugueses em relação ao evento.
"Correndo bem, têm direito a elogiar", complementou.
Afirmou ainda que está a viver esta jornada "mais como presidente do que como católico" e disse estar "feliz" com o "espírito ecuménico" da JMJ.
Presidente da República promulgou Lei da Amnistia
Marcelo Rebelo de Sousa acaba de promulgar a Lei da Amnistia e Perdão de Penas. A lei vai entrar em vigor a 1 de setembro.
A proposta de lei tinha sido aprovada dois dias antes na especialidade com alterações de PS e PSD, mantendo os limites etários - ponto que gerou polémica - e entrando em vigor só a 1 de setembro.
O diploma contenpla crimes e infrações praticados até 19 de junho por jovens entre 16 e 30 anos, marcando a vinda do papa Francisco a Portugal, entre 2 e 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, determinando um perdão de um ano para todas as penas até oito anos de prisão.
Está ainda previsto um regime de amnistia para as infrações penais cuja pena não seja superior a um ano de prisão ou 120 dias de pena de multa.
RTP inicia emissão especial a acompanhar em direto as celebrações do início da Jornada Mundial de Lisboa 2023
A partir desta hora, pode acompanhar também na RTP3 em emissão especial tudo o que suceder na Colina do Encontro e no palco do Parque Eduardo VII, incluindo vários convidados e repórteres espalhados pelo recinto. Foto de António Cotrim, Lusa
JMJ. Dispositivo médico preparado para receber peregrinos
No recinto do Parque Eduardo VII existem quatro postos médicos avançados da Cruz Vermelha e do INEM. Pelo menos 20 pessoas tiveram de ser assistidas.
JMJ. Palco do Parque Eduardo VII foi construído com 170 toneladas de ferro e madeira
O palco do Parque Eduardo VII, onde vão decorrer a Missa de Abertura da Jornada e a Via Sacra, tem 40 metros de largura, 24 metros de comprimento e 430 metros quadrados. A estrutura foi construída com 170 toneladas de ferro e madeira num projeto criado pelo arquiteto João Matos.
Faltam duas horas para o início da Missa de Abertura
A "Colina do Encontro", no Parque Eduardo VII, vai-se enchendo, sob temperaturas de 29º à sombra. Apesar das filas de controle à entrada, o primeiro momento oficial da JMJ deverá iniciar-se no horário previsto. Foto de António Cotrim, Lusa
O "outro" Parque Eduardo VII
Em 1982, o Parque Eduardo VII foi igualmente um ponto de encontro dos jovens com o Papa, então João Paulo II.
Papa pede que o acompanhem em oração na viagem a Portugal
O Papa Francisco pediu hoje aos católicos que o acompanhem em oração na sua deslocação a Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de hoje a domingo.
"Peço-vos que me acompanheis com a oração na Viagem a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. A Virgem Maria, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da #JMJ e todos os jovens do mundo", escreveu hoje Francisco na rede social Twitter (agora X).
Peço-vos que me acompanheis com a oração na Viagem a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. A Virgem Maria, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da #JMJ e todos os jovens do mundo.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) August 1, 2023
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa entre hoje e domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.
As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
Diácono que acompanha jovens cabo-verdianos diz que ninguém está desaparecido
Um dos diáconos que acompanham peregrinos cabo-verdianos à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) disse hoje que "ninguém está desaparecido" e que alguns jovens optaram por ficar em Lisboa em vez de participar nas atividades em Leiria.
O diácono José Manuel Vaz, que acompanhou uma das quatro delegações oriundas da ilha de Santiago que, entre 25 de julho e a quarta-feira passada, chegaram a Lisboa, mostrou o seu espanto com as notícias que dão conta de um desaparecimento de peregrinos cabo-verdianos e angolanos.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) comunicou hoje que quase 200 peregrinos cabo-verdianos e angolanos não compareceram na Diocese Leiria-Fátima, em cujas atividades estavam inscritos.
"É `fake news`. Ninguém está desaparecido e nenhum peregrino é obrigado a participar em atividades das dioceses", indicou o diácono.
E adiantou: "Alguns peregrinos que chegaram a Lisboa optaram por ficar na cidade, onde arranjaram alojamento junto de familiares e amigos, em vez de ir a Leiria para participar nas atividades. Ninguém informou que as atividades eram obrigatórias".
"Querem saber onde estão estes peregrinos? Venham à jornada e vão encontrá-los", disse.
Lembrando que os peregrinos têm um visto de 18 dias, após os quais não podem permanecer em Portugal, o religioso ressalvou: "Ninguém garante que, após esse período, alguns peregrinos não fiquem em Portugal, mas isso é um problema que não tem nada a ver com a participação na jornada".
Contactado pela Lusa, o embaixador cabo-verdiano em Portugal, Eurico Correia Monteiro, considerou que "pode ser ainda cedo para se formular juízos seguros sobre este incidente e suas causas".
"Pode ser precipitado extrair conclusões nesta altura, devendo-se reservar juízos conclusivos para momento posterior", adiantou.
E recordou que "só as autoridades administrativas portuguesas e as autoridades eclesiásticas cabo-verdianas e portuguesas podem eventualmente dispor de informações relevantes sobre este caso".
Por seu lado, o assessor de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal, Vitor Carvalho, referiu à Lusa que esta representação diplomática não tem qualquer conhecimento do alegado desaparecimento de peregrinos angolanos.
A organização da JMJ indicou hoje que está a acompanhar "com tranquilidade" a situação dos peregrinos angolanos e cabo-verdianos, garantindo que foi acionado o protocolo acordado nos casos de "não-comparência" de participantes no evento.
"A organização acompanha a situação com tranquilidade e com toda a confiança nas entidades públicas. O protocolo acordado para este tipo de casos foi acionado", disse a porta-voz da Fundação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Rosa Pedroso Lima, em conferência de imprensa.
A responsável explicou depois à Lusa que os peregrinos em causa não compareceram ao `check-in` do local de acolhimento.
Na segunda-feira, a diocese de Leiria-Fátima deu conta da "ausência de 106 peregrinos dos grupos estrangeiros de nacionalidade angolana e cabo-verdiana acolhidos em três paróquias da diocese", um número que o SEF atualizou hoje para 195 jovens (168 cabo-verdianos e 27 angolanos).
Em comunicado, o Sistema de Segurança Interna referiu que as autoridades tomaram "medidas de monitorização" sobre estes 106 peregrinos angolanos e cabo-verdianos.
Este grupo estava "devidamente inscrito" na Jornada Mundial da Juventude e entrou "regularmente e por via aérea em território nacional", segundo o Sistema de Segurança Interna (SSI).
No entanto, estes peregrinos não realizaram o `check-in` na diocese de Leiria-Fátima, como estava previsto, acrescentou.
Pelo menos 1.518 angolanos, residentes em Angola e na diáspora, inscreveram-se para participar na JMJ Lisboa 2023 e a partir de Luanda devem embarcar 518 peregrinos para este encontro com o Papa Francisco. De Cabo Verde, está prevista a participação de um total de 913 cabo-verdianos, incluindo religiosos.
A JMJ, que vai contar com a presença do papa Francisco, começa hoje em Lisboa e termina no domingo.
JMJ. Parque Eduardo VII está cada vez mais cheio
Vários peregrinos, de várias nacionalidades enchem a Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII. Depois de revistas minuciosas nos postos de controlo, os participantes da JMJ juntam-se à espera do início do evento, que se iniciará com uma missa celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
JMJ: 354 mil peregrinos inscritos até ao início da tarde
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) conta com 354 mil peregrinos inscritos de todos os países, exceto das Maldivas, e, destes, 77.224 são espanhóis, 59.469 são italianos e 43.742 são portugueses, revelou a organização.
António Antunes - RTP
O responsável adiantou que o número de peregrinos inscritos pode alterar-se, uma vez que as inscrições só terminam no domingo, último dia da JMJ Lisboa 2023, que hoje começa.
"Até ao momento (13:00), entre 190 a 200 mil peregrinos já terão feito 'check-in' em Lisboa", precisou, acrescentando que os jovens continuam a chegar durante todo o dia.
Quase 200 peregrinos cabo-verdianos e angolanos não fizeram check-in na diocese
O mais novo destes participantes tem 19 anos, acrescentou.
Estes jovens estavam inscritos em atividades na Diocese de Leiria-Fátima, sublinhou.
"Não compareceram no local onde deviam estar nas suas atividades, mas não significa que não estejam autorizados a permanecer no território", afirmou Cláudia Rocha.
Pontificado de Francisco marcado por defesa da vida humana
A violência das palavras do papa Francisco em defesa da vida marcam os dez anos de Pontificado. Indignado com os que "descartam e deitam fora" vidas humanas, insurgiu-se contra o aborto e a eutanásia.
Foto: Vatican Media/Handout via Reuters
JMJ. Cascais acolheu 35 mil peregrinos com muita festa e concertos
Cascais acolheu 35 mil peregrinos que vieram de Espanha para a Jornada Mundial da Juventude. Os jovens foram recebidos com a Eucaristia, concertos e muita festa.
JMJ. Papa Francisco visita Portugal pela segunda vez
Esta é a segunda visita do papa Francisco a Portugal, depois de 2017. No país já estiveram outros três líderes da Igreja Católica: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.
JMJ. Conselhos aos peregrinos para combater o calor
A temperatura em Lisboa ronda os 30 graus. São por isso vários os conselhos aos peregrinos. Está preparado um dispositivo médico, num hospital de campanha, na Colina do Encontro.
40 mil jovens no Passeio Marítimo de Algés
PSP detetou situações de fraude relacionadas com refeições e transporte de peregrinos
“O primeiro grande desafio para as forças de segurança, Proteção Civil e equipas de urgência médica coloca-se hoje ao final da tarde com a missa no Parque Eduardo VII cuja afluência pode chegar aos 200 mil peregrinos”.
São esperados mais de 2000 autocarros em locais de estacionamento e os residentes em Lisboa “devem estar preparados” para sentir os primeiros grandes constrangimentos. “Por isso, as palavras que são dirigidas aos residentes e trabalhadores são: compreensão, paciência, união, civismo e hospitalidade. Estamos habituados a receber bem e assim vamos continuar”.
A PSP, que também participou nesta conferência, falou sobre algumas situações de fraude com as refeições para os peregrinos. “Fomos confrontados com duas situações criminais. Uma relacionada com especulação, em que peregrinos são contactados por motoristas supostamente contratados pela organização para os transportarem para os seus locais de acolhimento, exigindo depois quantias avultadas por esse serviço”.
JMJ. Carlos Moedas quer a cidade preparada para receber os peregrinos
O presidente da câmara de Lisboa confirma que, na segunda-feira, entraram 160 mil pessoas na capital. Carlos Moedas afirma que é difícil fazer uma estimativa do número de peregrinos que vai participar na Jornada Mundial da Juventude frisa apenas "que são muitas pessoas".
Foto: Tiago Petinga - Lusa
"Sentirem que Lisboa é a cidade que acolhe e a cidade que os representa".
Carlos Moedas garante que a capital está preparada e recorda que houve uma preparação ao longo de dois anos. "Temos quatro mil pessoas na câmara da capital que estão a trabalhar 24 horas por dia. E quase duas mil a limpar a cidade".
Polícias. SINAPOL promove ações de protesto durante esta semana
O Sindicato Nacional da Polícia convocou a realização diária de protestos durante a semana da Jornada Mundial da Juventude. Na manhã desta terça-feira, estiveram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde entregaram panfletos.
Foto: Estela Silva - Lusa
Os agentes da PSP querem que o Governo volte às negociações.
JMJ. Várias ruas cortadas ao trânsito em Lisboa
Durante os próximos dias haverá constrangimentos nas principais artérias do centro de Lisboa. Várias ruas vão ser cortadas ao trânsito.
Foto: Paulo Domingos Lourenço - RTP
JMJ. Mais de 350 mil inscritos a caminho de Lisboa
A Jornada Mundial da Juventude é também feita de números. Por estes dias são esperados perto de dez mil padres e diáconos e quase 800 bispos, dos quais 29 cardeais. Os paramentos foram feitos de propósito para a ocasião.
Terá apontamentos de burel, um tecido típico da serra da estrela usado pelos pastores e fabricado artesanalmente em Manteigas.
Peregrina francesa hospitalizada
"Juntamente com as entidades de saúde, a organização está a acompanhar a evolução da situação clínica desta peregrina que está hospitalizada", indicou.
Missa do cardeal patriarca de Lisboa abre a JMJ ao fim da tarde
Os peregrinos tinham hora marcada para entrar no recinto do Parque Eduardo VII: 11h00. No entanto, houve necessidade de revistas aos que queriam entrar, pelo que a abertura do espaço foi adiada.
Jornada Mundial da Juventude está a começar
A Jornada Mundial da Juventude começa esta terça-feira em Lisboa. O Parque Eduardo VII, agora batizado Colina do Encontro, é o local que transforma Lisboa no lugar para todos.
JMJ. Parque do Perdão com dois mil padres a receber peregrinos na confissão
Em Belém, no Jardim Vasco da Gama, o Parque do Perdão já abriu com centenas de peregrinos a utilizarem os 150 confessionários. Em cada um está um sacerdote para acolher e escutar através do sacramento da confissão.
Papa encontra-se com Santos Silva na quarta-feira na Nunciatura Apostólica
O papa Francisco tem um encontro na quarta-feira com o Presidente da Assembleia da República, Santos Silva, a anteceder o do primeiro-ministro, António Costa, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, foi hoje divulgado.
Segundo o programa entregue aos jornalistas que vão integrar os voos papais, o encontro entre Francisco e Santos Silva, que não constava do programa oficial da JMJ, está previsto para as 16h30, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.
Quinze minutos depois, no mesmo local, o papa encontra-se com o primeiro-ministro.
O papa chega a Lisboa na manhã de quarta-feira, para presidir à JMJ que hoje começou.
A viagem, com partida do Aeroporto Internacional de Fiumicino, Roma, está prevista para as 7h50 (menos uma hora em Lisboa), com chegada ao Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro, Lisboa, programada para as 10h00.
No voo, seguem o séquito papal e jornalistas.
Após a receção oficial, em Figo Maduro, realiza-se a cerimónia de boas-vindas, na entrada principal do Palácio de Belém, e, às 11h15, o papa faz uma visita de cortesia ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Segue-se um encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém.
À tarde, além dos encontros com o presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, o papa reza Vésperas (oração do fim da tarde) com bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais, às 17h30, no Mosteiro dos Jerónimos, naquele que é o último ponto da sua agenda no primeiro dia da deslocação a Portugal.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.
As principais iniciativas da jornada decorrem no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, um recinto com cerca de 100 hectares a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
Residentes de Lisboa com dificuldade nos acessos
Todos os países representados exceto Maldivas
Parque Eduardo VII, o palco da missa inaugural
Papa com "muitas expectativas" para a Jornada Mundial da Juventude
O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, garantiu que o Papa Francisco "tem muitas expectativas" para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, realizada numa ocasião em que o mundo está a passar por "profundas mudanças".
Em declarações aos órgãos de comunicação do Vaticano e divulgadas pelo portal Vatican News, Parolin sublinhou que no "mundo, que está a passar por profundas mudanças, que conheceu a trágica experiência da pandemia da covid e que passar por múltiplos conflitos, hoje, em todo o planeta, é mais necessário do que nunca que os jovens encontrem o rosto de Jesus Cristo, conheçam sua Palavra de salvação e se tornem seus discípulos".
"A Jornada Mundial da Juventude continua a ser um importante instrumento e ocasião de evangelização para o mundo dos jovens", disse o secretário de Estado do Vaticano, acrescentando que o encontro mundial com o Papa tem, também, "um aspeto de fraternidade universal", visível no facto de os jovens, "vindos de diferentes países e, portanto, com diferentes culturas, idiomas, estilos de vida", se poderem "encontrar e trocar suas experiências".
Sobre os desafios colocados aos jovens, o cardeal Pietro Parolin considerou que "a Igreja tem diante de si o grande desafio da transmissão da fé, a transmissão da fé para o mundo em geral", manifestando-se convicto de que, "nessa tarefa, os jovens têm algo a dizer".
"No mundo de hoje, não são poucos os que não conhecem Jesus Cristo ou talvez o tenham rejeitado, portanto, há um número crescente de pessoas que perderam a fé e se comportam como se Deus não existisse. O Papa tem falado com frequência sobre essa rutura na transmissão da fé entre as gerações (...), explicando que é um tanto normal que eles se sintam quase desiludidos com a Igreja e deixem de se identificar com a tradição católica", acrescentou Parolin.Para a segunda figura do Vaticano, "o que os jovens pedem à Igreja é que ela renove seu ímpeto apostólico e, sem medo, empreenda nesse caminho de conversão pastoral e missionária".
Nas declarações aos órgãos da Santa Sé, Pietro Parolin falou também da deslocação do Papa Francisco a Fátima, no sábado, antecipando que será "um momento intenso".
"Acredito que o Papa queira reiterar a mensagem de Nossa Senhora aos três pastorinhos quando ela apareceu no distante [ano] de 1917. Eram palavras de consolo, eram palavras de esperança em um mundo em guerra, não muito diferente da realidade que vivemos hoje", disse o secretário de Estado do Vaticano.
Waze disponibiliza dados sobre cortes de tráfego
Esta iniciativa é levada a cabo "em estreita colaboração com os Municípios de Lisboa, Oeiras e Cascais, juntamente com a Brisa, Infraestruturas de Portugal, Guarda Nacional Republicana, Polícia Segurança Pública e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária".
É possível aceder a esta informação aqui.
JMJ. Francisco queria ir como peregrino a Fátima
Francisco queria visitar o Santuário de Fátima sozinho, como peregrino, mas a Diocese de Leiria-Fátima explicou ao papa que não seria possível, revelou à Antena 1 o bispo emérito e cardeal António Marto.
Pedro Nunes - Reuters
"É uma honra acolher este grande evento", escreve Costa no Twitter
"Neste primeiro dia da #JMJ2023 quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude", lê-se na mensagem de António Costa.
Neste primeiro dia da #JMJ2023 quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude. Para #Portugal é uma honra acolher este grande evento e receber, a partir de amanhã, o @Pontifex_pt. A chamada do Papa aos jovens de todo o mundo para a reflexão tem um valor imenso. pic.twitter.com/PiaLI3Ypze
— António Costa (@antoniocostapm) August 1, 2023
"Este é o momento dos jovens olharem para o mundo e, com mais ou menos fé, perceberem que os desafios que se colocam à humanidade são fundamentais para a sua geração. Como já disse aos voluntários da JMJ, agarrem o mundo nas vossas mãos, como estão a agarrar esta Jornada!", exorta o governante.
Também o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, assinala no Twitter o primeiro dia da JMJ: "No dia 1 da Jornada Mundial da Juventude, começo por agradecer aos milhares de voluntários que a tornam possível. Eles dão um exemplo cívico de participação, entreajuda e sentido do bem comum com que todos devemos aprender. #JMJ2023".
No dia 1 da Jornada Mundial da Juventude @jmj_pt, começo por agradecer aos milhares de voluntários que a tornam possível. Eles dão um exemplo cívico de participação, entreajuda e sentido do bem comum com que todos devemos aprender. #JMJ2023
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) August 1, 2023
Mais de mil jovens pernoitaram na Aldeia Jovem do Santuário de Fátima
Segundo o Santuário de Fátima, o alojamento, "disponível até ao dia 10 de agosto, é gratuito e feito em tenda, com colchão e acesso a sanitários com duche".
JMJ. Alcântara usa o digital para comunicar com peregrinos
A paróquia de Alcântara está a preparar há semanas o acolhimento aos peregrinos. O digital tomou conta de toda a informação entre a paroquia e os jovens que acolhe.
Acessos à "zona vermelha" de Lisboa começam a ser cortados
Pouco depois das 9h00, eram já muitos os peregrinos a circular na Praça do Marquês de Pombal.
JMJ. Lisboa com circulação rodoviária muito condicionada
Esta semana, a melhor forma para circular em Lisboa é a pé ou de transportes públicos. Muitas zonas estão fechadas ao trânsito ou têm circulação condicionada.
Pedro A. Pina - RTP
Autoridade Marítima reforça vigilância no Tejo e em praias da linha de Cascais
A Autoridade Marítima Nacional reforçou a segurança na zona ribeirinha de Lisboa e nas praias de Cascais, Oeiras e Almada.
A Autoridade Marítima Nacional recomenda a que não se tome banho no Tejo devido ao período de marés vivas, quando as correntes do rio são muito fortes.
GNR assegura deslocações de peregrinos na JMJ
A GNR acompanha toda a mobilidade dos vários grupos de peregrinos, quer nas deslocações para as dioceses, quer para os eventos.
O Santuário de Fátima é um dos locais onde se encontra o principal contingente da GNR. Só na segunda-feira, cerca de 100 mil peregrinos visitaram o local.
Doze anos depois de Madrid. A fé dos jovens está viva e as conversas também passam pelos abusos
A Jornada Mundial da Juventude de Madrid, em 2011, reuniu cerca de dez mil jovens portugueses. À época, Filipe e Mariana esperavam viver uma experiência única junto de milhares de católicos de todo o mundo. Agora, em 2023, a RTP voltou a encontrar alguns dos participantes portugueses. Doze anos depois, o padre Marcelo Boita descreve a memória feliz de estar entre tantos jovens com a mesma fé sem medo de a testemunhar. Acredita que na Jornada de Lisboa o assunto dos abusos sexuais da Igreja vai estar presente nas conversas dos peregrinos.
Mariana também vai marcar presença: "Sim irei, com família e amigos. Neste momento devido ao trabalho não irei poder estar como voluntária, como tanto gostaria. Vou integrar e ajudar como voluntária informal no apoio aos jovens que vem até a paróquia onde estou inserida (cocelho de Sobral de Monte Agraço). Serão cerca de 200 jovens italianos".
A Jornada Mundial da Juventude, a decorrer nos primeiros seis dias de agosto, poderá ser um dos maiores eventos que Portugal alguma vez recebeu. O recinto junto ao Tejo, equivalente a 100 campos de futebol, deverá reunir mais de um milhão de pessoas.
Para todos os jovens peregrinos que participem na Jornada, Filipe recomenda "que se entreguem à experiência das JMJ com um coração aberto e pronto a dizer sim". Cada encontro mundial é único e especial, por isso "devemos encarar o desafio agradecidos por todos os que nos recebem e servem. A minha experiência diz-me que as melhores recordações das jornadas encontram-se em simples momentos vividos em Igreja".
Mariana acredita que o melhor conselho é que "os jovens não percam nem passem superficialmente sobre esta Jornadas. Que aproveitem ao máximo todos os momentos e as centenas de eventos espalhados por toda a cidade. E Porque a vivência plena de uma jornada marca a nossa vida espiritual e pessoal. Nós os portuguesas temos fama de ser acolhedores e termos um grande sentido de fraternidade com os demais. E a organização destas jornadas teve um empenho de milhares de jovens, da Igreja das pequenas comunidades locais e de toda a estrutura do Estado Português. Tem havido muitas críticas mas é um Evento único é incomparável que o nosso país e a Igreja Católica Portuguesa organiza e acolhe".
O padre Marcelo sublinha que a importância da JMJ assenta em "demonstrar que a fé não é uma coisa fechada dentro das igrejas, é algo que se vive e se transmite, que faz parte da vida toda e não só do domingo quando se vai à missa. Que não está encerrada na Igreja mas que sai ao encontro da cidade, dos que estão dentro mas também dos que estão fora, no fundo ir às periferias como nos pede o papa Francisco".
No início de 2023, foi tornado público o relatório da Comissão Independente. A análise feita estima existirem quase cinco mil vítimas de abusos, desde 1950, perpetrados por elementos da Igreja Católica em Portugal. O escrutínio impôs o tema na sociedade e alastrará à JMJ de Lisboa.
Filipe defende ainda que "os fiéis sabem que, embora estes problemas sejam importantes e devam ser falados, também devem realçar que a Igreja, como instituição, tem sempre garantido um sistema de suporte para aqueles que mais precisam, especialmente crianças e jovens".
PSP apela à população para que planeie deslocações
A comissária da PSP Sílvia Caçador alertou esta terça-feira, em entrevista ao Bom Dia Portugal, para o facto de as principais artérias do centro de Lisboa estarem cortadas ao trânsito, apelando à população para que planeie as deslocações e verifique onde irão ocorrer os eventos com antecedência.
Os maiores constrangimentos localizar-se-ão, até sexta-feira, entre o Parque Eduardo VII e o Terreiro do Paço. No sábado e no domingo haverá restrições à circulação na zona do Parque Tejo.
O plano de mobilidade prevê também restrições no Passeio Marítimo de Algés, no domingo.
Cerimónia de abertura ao fim da tarde
As principais artérias do centro de Lisboa são esta terça-feira cortadas ao trânsito por causa da Jornada Mundial da Juventude. Os maiores constragimentos vão acontecer até sexta-feira entre o Parque Eduardo VII e o Terreiro do Paço.
No sábado e no domingo haverá restrições à circulação na zona do Parque Tejo. O plano de mobilidade prevê também restrições no Passeio Martimo de Algés, no sábado.
Até ao início de julho, 313 mil peregrinos de 151 países haviam finalizado a inscrição. Ao todo, 663 mil peregrinos iniciaram o processo, tendo 480 mil passado à segunda fase da inscrição. Estavam também já inscritos 737 bispos, dos quais 29 cardeais.
A organização estima que, entre inscritos e participantes, a capital portuguesa possa receber até milhão e meio de pessoas para esta JMJ.
Francisco chega na quarta-feira
A chegada do papa a Lisboa está prevista para as 10h00 de quarta-feira. O sumo pontífice da Igreja Católica só regressará a Roma pelas 18h15 de domingo.
Francisco vai estar em cerimónias como a de boas-vindas, a ter lugar no Palácio de Belém, e o acolhimento no Parque Eduardo VII, além de encontros com jovens, estudantes, bispos, representantes de centros de assistência sócio-caritativa e de confissões religiosas.O papa Francisco conta também deslocar-se ao Santuário de Fátima, na manhã de sábado, onde permanecerá por aproximadamente duas horas.
As previsões apontam para que a Jornada Mundial da Juventude custe perto de 160 milhões de euros, embora não exista uma contabilidade oficial fechada.
O Governo avançou com o número de 36 milhões de euros e a Igreja Católica admitiu gastar cerca de 80 milhões. A Câmara Municipal de Lisboa vai avançar com cerca de 35 milhões de euros e a autarquia de Loures com nove a dez milhões.
No decurso da JMJ, vão estar destacados 16 mil operacionais das forças de segurança, da Proteção Civil e de emergência médica. A segurança do evento conta ainda com a cooperação das Forças Armadas, da polícia espanhola, da Europol e da Interpol.
A RTP é a televisão anfitriã da Jornada Mundial da Juventude.
A emissão da televisão pública portuguesa vai ser difundida em direto para todo o planeta.
c/ Lusa
JMJ. Residentes em Lisboa vão ser afetados por condicionamentos ao trânsito
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta segunda-feira que os residentes de Lisboa que vão ser afetados pelos perímetros de segurança da Jornada Mundial da Juventude poderão estacionar de forma gratuita noutras zonas da capital portuguesa.
O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Lisboa e confirmado por Carlos Moedas, presidente da autarquia da capital portuguesa, em declarações à RTP, explicando que tanto a PSP como a EMEL têm ordens para facilitar o estacionamento dos lisbonenses.
Algumas das zonas da capital vão sofrer fortes condicionamentos por parte da PSP por questões de segurança.
A Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da Jornada Mundial da Juventude criou um plano de acessibilidade para conseguir lidar com o fluxo de pessoas que vão assomar à capital.
O plano da Câmara prevê forte condicionamento ao trânsito na zona do Parque Eduardo VII, nos dias de terça, quinta e sexta-feira. O Parque Tejo, no Parque das Nações e o Passeio Marítimo de Algés (concelho de Oeiras) também ficarão condicionados.
Carlos Moedas garantiu também que a restauração não irá sofrer com as restrições ao trânsito.
“Todos eles [restaurantes] podem trabalhar todos os dias, todos vão ter distribuição à noite e muitos até às 10 da manhã se não conseguirem fazer essa distribuição alimentar”.
A Jornada Mundial da Juventude tem início esta terça-feira, dia 1 de agosto, com uma missa de abertura celebrada por D. Manuel Clemente, o Patriarca de Lisboa, no Parque Eduardo VII.
JMJ marcada por protestos das forças de segurança
Durante a Jornada Mundial da Juventude, as autoridades vão estar atentas a ameaças nas redes sociais. A policia investiu mais de um milhão e 300 mil euros em equipamento novo, numa altura em que agentes exigem melhores condições de trabalho.
Mais de 100 peregrinos de Angola e Cabo Verde em paradeiro desconhecido
Há registo de entrada em solo português, mas estes peregrinos não chegaram a Leiria, a paróquia onde deveriam ficar antes de se dirigirem a Lisboa. Eles têm alojamento marcado na capital e só esta terça-feira será possível perceber se se vão juntar ao grupo em que estavam integrados.