Juiz Rui Rangel foi expulso da profissão

por RTP

DR

O Conselho Superior da Magistratura demitiu o juiz desembargador pelo seu envolvimento na Operação Lex, onde é arguido e suspeito de prometer decisões favoráveis em tribunal a troco de dinheiro.

Depois de uma suspensão, o Conselho Superior da Magistratura vai mais longe e chega à pena mais gravosa.

O juiz Rui Rangel foi expulso da magistratura devido ao envolvimento na Operação Lex - Rangel é arguido, suspeito dos crimes de corrupção e tráfico de influências.

O Conselho Superior da Magistratura já tinha aberto um processo disciplinar a Rui Rangel e à também juíza e também arguida Fátima Galante - suspendeu-os em novembro de 2018, a pedido da Procuradoria Geral da República.

A suspensão terminou em julho deste ano e Rui Rangel tinha mesmo voltado ao trabalho efetivo no Tribunal da Relação de Lisboa.

Já a juíza Fátima Galante foi condenada à pena de aposentação compulsiva.

Os dois juízes fazem parte do grupo de 14 arguidos da Operação Lex que investiga suspeitas de corrupção, recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal.

Rui Rangel e Fátima Galante são suspeitos de prometerem decisões favoráveis em tribunal a troco de dinheiro. A investigação ainda continua. Não foi ainda deduzida a acusação quase dois anos depois de terem sido constituídos arguidos.
pub