EM DIRETO
Presidenciais 2026. Eleitores escolhem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Junta de Vermoim leva almoço, medicamentos e pensões a casa dos idosos

Junta de Vermoim leva almoço, medicamentos e pensões a casa dos idosos

A Junta de Freguesia de Vermoim, Maia, vai começar na próxima semana a levar a casa dos idosos com dificuldades de mobilidade o almoço, lanche, medicamentos e pensões de reforma, disse à Lusa fonte da autarquia.

Agência LUSA /

António Maia, secretário da Junta de Freguesia de Vermoim, referiu que o serviço de apoio domiciliário "Vamos até si" resultou de um protocolo entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia da Maia, instituição que irá confeccionar os almoços e lanches, cobrando aos idosos entre 50 e 60 euros mensais.

Os restantes serviços serão oferecidos pela Junta de Vermoim, que adquiriu uma viatura propositadamente para este projecto, a que ficará adstrito um motorista da autarquia.

Em vez de se deslocarem à Junta de Freguesia ou à farmácia, os idosos passam a receber a visita do motorista, que tratará de assuntos tão diversos como aviar uma receita médica, levantar pensões de reforma ou entregar documentos.

António Maia referiu que a autarquia só vai começar a receber as inscrições para este serviço na próxima semana, mas estima-se que até ao final de Abril 10 a 15 idosos já estarão a receber refeições em casa.

"Hoje começa a ser muito difícil ser idoso", referiu o autarca, salientando que cada vez há mais idosos que não podem contar com a ajuda da família para tratar de assuntos do dia-a-dia.

António Maia realçou que Vermoim é a segunda freguesia mais populosa do concelho, depois da de Águas Santas, ultrapassando já os 15 mil habitantes.

O serviço "Vamos até si" vai ser apresentado domingo, numa cerimónia pública que terá a presença do presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, e em que será abençoada a nova viatura.


PUB