Liga dos Bombeiros aponta desertificação das zonas rurais como um dos problemas na prevenção de incêndios

por Sandra Henriques

Foto: José Sena Goulão/Lusa

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses defende que a desertificação das zonas rurais é um dos problemas na prevenção de incêndios. Jaime Marta Soares espera que os responsáveis políticos passem a ouvir os conselhos dos operacionais que combatem as chamas no terreno.

Em declarações à Antena1, Jaime Marta Soares recorda que antes de começar a desertificação das zonas rurais o homem limpava as florestas e autodefendia-se contra os incêndios.

Jaime Marta Soares aplaude o pacote de emergência legislativo na gestão florestal anunciado pelo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural em entrevista à Antena1.

Porém, o dirigente dos bombeiros recorda que é importante que os políticos ajam e façam o que lhes compete fazer. O responsável sublinha que “os bombeiros têm vindo a dar aconselhamentos que ninguém ouve”.

A Antena1 avançou esta manhã que o Estado prepara-se para assumir a função dos privados na gestão da floresta. O objetivo é ficar com as propriedades sem dono conhecido para que possam ser tratadas, prevenindo incêndios.

Em cima da mesa estão também alterações ao modelo de aplicação de multas a quem viola a lei ao não limpar os terrenos. A Antena1 sabe que o governo trabalha nesta altura em várias frentes num plano alargado de emergência em termos de prevenção de incêndios florestais.
pub