Linhagem BA.5 da variante Ómicron já é dominante em Portugal

por RTP
A linhagem BA.5 da variante Ómicron já é dominante em Portugal Reuters

A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa "marcadamente crescente", estimando-se que já seja dominante em Portugal. O número de casos em Portugal continua a aumentar. Esta segunda-feira houve quase 34 mil novas infeções, o valor mais elevado dos últimos meses. A procura pela linha saúde 24 quase triplicou nas últimas três semanas.

"Após a sua primeira deteção na semana 13 (28 de março a 3 de abril), a linhagem BA.5 tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, estimando-se que já seja dominante em Portugal (frequência relativa estimada de 63,6% ao dia 15 de maio)", salienta-se no relatório sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, publicado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA).

A linhagem BA.5 poderá atingir uma frequência relativa de 80% a 22 de maio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já admitiu que essa linhagem, que apresenta várias características genéticas consideradas de interesse pelos especialistas, caso de mutações com impacto na entrada do coronavírus nas células, pode ser mais transmissível do que a BA.2, mas ressalvou que ainda não existem dados que comprovem que provoca covid-19 mais grave.

Segundo o INSA, a linhagem BA.2 apresenta uma tendência decrescente na sua frequência relativa, estimando-se que representasse 36,4% das amostras positivas a 15 de maio.

"Recentemente, foi detetada e tem vindo a ser monitorizada uma sublinhagem da BA.2 (BA.2.35) caracterizada pela mutação adicional L452R na proteína Spike, que desde a sua deteção a 1 de março, tem apresentado em termos globais uma frequência relativa com tendência crescente, representando 3,4% das sequências analisadas na semana de 2 a 8 de maio (dados em apuramento)", adiantou.

A sublinhagem BA.2.12.1 foi detetada consecutivamente nas últimas duas amostragens aleatórias por sequenciação entre os dias 25 de abril e 8 de maio, e em três das sete regiões, sugerindo um aumento da sua circulação em Portugal.

"Esta linhagem tem suscitado interesse internacional pois caracteriza-se pela mutação adicional L452Q na proteína Spike e tem apresentado um considerável aumento de circulação em alguns países, nomeadamente nos Estados Unidos da América", indicou o INSA.

A diretora-geral da Saúde dizia a nova variante da ómicron pode ser resistente à vacina.

A frequência relativa da linhagem BA.1 atingiu um máximo na semana de 10 a 16 de janeiro (95,6%) altura em que iniciou uma tendência decrescente. Estima-se que a sua circulação seja residual atualmente.

Têm sido analisadas uma média de 523 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios.
Portugal é o país do mundo com mais novos casos
Portugal é o país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 7 dias. O segundo país europeu com maior incidência é a Alemanha mas Portugal regista três vezes mais novos casos.

Em relação aos mortos, Portugal é o terceiro país com mais mortes por milhão de habitantes. Fica atrás da Finlândia e Nova Zelândia.

O número de casos continua a aumentar em Portugal, aliás. Esta segunda-feira houve quase 34 mil novas infeções. É o valor mais elevado dos últimos meses.

Na faixa da população idosa, a incidência está a atingir o nível mais elevado desde o início da pandemia.

A procura pela linha Saúde 24 quase triplicou nas últimas três semanas. Só na segunda-feira foram atendidas mais de 70 mil chamadas. São mais 17 mil do que no mesmo dia da semana passada.

O número de chamadas atendidas já ultrapassou mesmo todas as chamadas feitas durante o ano passado.

Durante os 12 meses de 2021 foram atendidas cerca de 6 milhões e 70 mil chamadas. Em apenas 5 meses deste ano já foram atendidas 6 milhões e 100 mil chamadas.
Plano de contingência no hospital de S. João
O Hospital de S. João pode subir plano de contingência já esta quarta-feira.

A afluência às urgências e o aumento dos casos pode levar o Hospital a ativar o nível 3 de contingência, que pode ter implicações na atividade cirúrgica programada.

O Hospital tem neste momento 80 doentes internados com covid-19 e há bastantes profissionais de saúde infetados e por isso ausentes do serviço.

A Ministra da Saúde dizia na semana passada que o aumento de casos era esperado e que as medidas são avaliadas de acordo com a situação, não estando afastado um cenário de aumento das restrições.

c/ Lusa

pub