Lisboa. Casal de idosos despejado para dar lugar a alojamento local

por RTP
DR

As condições em que vivem Maria José, de 77 anos, e o marido, Alberto, de 75, que, depois de despejados, se tornaram sem-abrigo, foram denunciadas no passado domingo pela SIC Notícias. O caso dos idosos está a fazer crescer uma onda de solidariedade nas redes sociais.

O casal de idosos foi despejado da casa onde vivia há nove anos, em Arroios, com a justificação de que esta seria transformada num alojamento local. Devido aos poucos rendimentos que têm – 700 euros por mês, em conjunto – os idosos estão há dois meses a viver na rua, em Lisboa, apenas com aquilo que conseguiram arrumar numa mochila, uma vez que os pertences que deixaram na casa ainda não lhes foram entregues.

À noite, Maria José e Alberto abrigam-se na Gare do Oriente, onde são ajudados por dois cidadãos que lhes fornecem roupa e comida. Mais recentemente, criaram uma petição online sobre a situação em que vive o casal de idosos. Neste momento, tentam reunir as assinaturas necessárias para a fazer chegar a Marcelo Rebelo de Sousa.

Na petição, avançam que os dois idosos são diabéticos, sofrendo um deles de problemas cardíacos, sendo imperioso arranjar uma solução para o casal sem-abrigo.

Depois de ser denunciada a história de Maria José e de Alberto, as reações depressa chegaram às redes sociais. Cidadãos, de todas as idades, mostram-se comovidos com as condições a que os idosos foram sujeitos e  expressam vontade de ajudar. 

A junta de freguesia de Arroios disse que a situação dos idosos está sinalizada e que estes estão a ser acompanhados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A instituição, por sua vez, garante que vai insistir com a junta de freguesia para ser dada uma resposta de emergência à situação.


pub