Lola, o robô que vai ajudar na Loja do Cidadão do Porto

por Antena 1

A Loja do Cidadão do Porto vai ter um robô para ajudar os cidadãos que necessitem de ajuda para tratar das faturas em formato papel.

De nome Lola, este robô assistente entra dentro do conjunto de medidas inseridas no Simplex+ 2018 que serão implementadas de forma faseada até meados de 2020.

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa - Maria Manuel Leitão Marques - revela ainda que vai ser mais fácil, por exemplo, pedir o subsídio de parentalidade e ficar a saber qual a escola mais perto de casa.

Vai ser ainda criado uma espécie de Cartão de Cidadão para estrangeiros que passam também a ter num único cartão vários números de identificação.

No ano passado não houve anúncio de medidas nem balanço do programa devido ao incêndio de junho na zona centro do país. Agora, o Executivo faz as contas a pelo menos 13 medidas que, revela Maria Manuel Leitão Marques, trazem poupança para empresas e Estado.

Maria Manuel Leitão Marques reconhece que muitos portugueses não têm acesso às novas tecnologias, nem dominam, por exemplo, a internet. Para eles, a ministra diz que a aposta passa por ajudá-los através do Espaço Cidadão, que é um departamento auxiliar da Loja.

O Simplex+ 2018 conta com um orçamento de 55 milhões de euros.
pub