Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Marcelo diz que discriminação "é condenável" mas adverte contra "escalada"

por RTP
"Qualquer forma de manifestação de racismo, xenofobia, intolerância, exclusão e discriminação não só é proibida pela Constituição portuguesa, como vai contra o valor fundamental da dignidade da pessoa humana e é, em si mesmo, um fator de divisão da sociedade portuguesa" Manuel de Almeida - Lusa

Ao pronunciar-se, já em Lisboa, sobre os insultos racistas dirigidos ao jogador Moussa Marega, Marcelo Rebelo de Sousa considera que "qualquer tipo de discriminação é condenável". O presidente da República salvaguardou, no entanto, que "a essas manifestações deve-se evitar responder com contramanifestações" e não entrar numa "escalada".

No regresso da visita de Estado à Índia, Marcelo Rebelo de Sousa não quis deixar de se pronunciar, ao início da noite desta segunda-feira, sobre os insultos racistas dirigos ao jogador do FC Porto Moussa Marega durante um jogo contra o Vitória de Guimarães.

O Presidente da República sublinha que "qualquer forma de manifestação de racismo, xenofobia, intolerância, exclusão e discriminação não só é proibida pela Constituição portuguesa, como vai contra o valor fundamental da dignidade da pessoa humana e é, em si mesmo, um fator de divisão da sociedade portuguesa".

Marcelo considera, no entanto, que “a essas manifestações, deve-se evitar responder com contramanifestações”. “Deve ser firme na afirmação dos princípios, mas não entrar numa escalada”, diz o presidente da República.

Os próprios que são atingidos devem ter o comportamento cívico que não tiveram aqueles que o atingiram. Acho que isso é um exemplo de civismo. Não quer dizer que as pessoas não possam expressar a sua condenação e o seu repúdio com firmeza, devem fazê-lo. Não podem é entrar numa escalada”, salienta Marcelo.

Marcelo Rebelo de Sousa lembra que as manifestações racistas não acontecem só no futebol e que todas as discriminações são condenáveis: “Quando se trata claramente não só de violência, mas de uma violência discriminatória, isso é condenável. A discriminação é condenável”.

“Em qualquer circunstância, devemos ter presente que isso é um fator não só de desrespeito em relação às pessoas, como é um fator de instabilidade e de perturbação da convivência social”, sublinha Marcelo.

Questionado sobre se considera que Portugal é um país racista, o Presidente da República diz que “prefere definir pela positiva”.

“O que eu quero é que seja feito um esforço de integração em todos os domínios em que possa haver intolerância ou agressividade verbal ou física. É isso que importa”, sublinha.

Em conclusão, Marcelo considera que se trata de uma questão de “bom senso”. “As leis existem, a Constituição existe, mas as pessoas têm que ter bom senso, que é muito simples”, diz Marcelo.

“Não é inteligente e sensato, além de respeitar as outras pessoas, percebermos que é melhor convivermos num espírito de integração do que num espírito de inclusão? Eu acho que sim. É um problema de inteligência as pessoas perceberem que é assim, será assim e é melhor ser assim em compreensão do que não ser”, conclui Marcelo.
pub