Relatório do árbitro confirma insultos racistas a Marega

por Gonçalo Ventura - RTP
O relatório do árbitro Luís Godinho é fundamental para apurar responsabilidades. Hugo Delgado - Lusa

O relatório do árbitro da partida de domingo entre o Vitória de Guimarães e o Futebol Clube do Porto confirma os insultos racistas dirigidos a Marega. A RTP teve acesso ao conteúdo do documento em que o árbitro assume que, a determinado momento, não havia condições para continuar com o jogo. O jogador fala de uma grande humilhação e não entende por que razão os adeptos vimaranenses o magoaram com manifestações racistas.

No relatório do árbitro ficou escrita a expressão insulto racista e também que adeptos afetos ao Vitória imitaram o som de um macaco, dirigindo-se a Marega. Mas não foi no lance do golo que o árbitro se apercebeu.O jogador queixou-se de insultos, mas nunca referiu índole racista.


Ao minuto 60, marega fez o 2-1. No festejos aponta para o braço esquerdo. No texto do relatório, a que a RTP teve acesso, Luís Godinho explica que não valorizou o gesto de Marega. Não percebeu o objetivo da sinalética para o braço.

Marega viu um cartão amarelo. O árbitro justifica a advertência por comportamento anti-desportivo. O maliano respondeu à bancada, meteu uma cadeira sobre a cabeça que depois atirou ao chão. É nesse momento, segundo o que a RTP apurou, que o jogador diz ao árbitro, junto a outros companheiros de equipa, que estava a ser insultado.

Nem Marega nem outro jogador portista falam em insulto racista. O árbitro entendeu os gritos da bancada como fazendo parte do calor do jogo e por Marega ter sido em tempos jogador do Vitória.

Ao minuto 69, Corona sofre uma falta junto à linha, o jogo pára e o mexicano pede a intervenção da equipa médica. E é então que o árbitro ouve, alegadamente, pela primeira vez, o som de adeptos a imitarem um macaco. Godinho desloca-se para a linha, junto aos bancos de suplentes e informa o delegado da liga.O relatório de Luís Godinho é fundamental para apurar responsabilidades.

Na conversa com o representante da Liga, na presença de Flávio Meireles, delegado do Vitória, terá pedido a intervenção do speaker do estádio O árbitro seguiu as indicações da FIFA e UEFA e solicitou que se fosse feito um aviso aos adeptos para que acabassem os insultos.

Segundo o relatório, Luís Godinho diz aos representantes da Liga e do Vitória que, se o comportamento não mudasse, o jogo não recomeçaria. O aviso através da instalação sonora acaba por não ser dado.

Apenas alguns segundos depois, ao minuto 71, Marega é substituído. O jogo recomeça e vai até ao fim. O maliano ficou no balneário.
Tópicos
pub