Milhares de reformados não estão a receber Complemento Solidário de Idosos
Nuno Patrício - RTP
Por simples desconhecimento, há milhares de reformados que não estão a receber Complemento Solidário para Idosos, apesar de terem direito a este apoio social. É o que refere a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos.
Isabel Gomes, do MURPI, defende a existência de uma campanha de divulgação, para se seja explicada aos idosos a forma como se pode aceder a este apoio social.
O mesmo pedido é feito pela Associação dos Aposentados, Pensionistas e Reformados. A APRE lamenta que sejam poucos os pensionistas a receber o complemento solidário, num universo de muitos milhares de pensionistas que são elegíveis.
Uma realidade que se deve, diz a presidente Maria do Rosário Gama, ao facto de o Governo não fazer divulgação desta medida. A APRe! esteve reunida com o secretário de Estado do Trabalho, há precisamente uma semana. Dessa reunião não saiu a garantia de uma campanha de divulgação junto dos pensionistas. A APRe! defende que as comissões locais de ação social, que funcionam nas autarquias, deveriam ter conhecimento das pessoas mais vulneráveis, de forma a poder divulgar junto delas os apoios a que têm direito. Incluindo o Complemento Solidário para Idosos.