Mini-tornado atinge vila nos Açores

por Agência LUSA

Um mini-tornado atingiu hoje uma zona da vila da Lagoa, ilha de São Miguel, causando prejuízos em moradias, escolas, estabelecimentos comerciais e infra-estruturas públicas, informou o Instituto de Meteorologia.

Os ventos fortes, que não provocaram vítimas, ocorreram ao final da man hã e destruíram telhados e janelas de duas escolas, de algumas casas e instalaçõ es comerciais, adiantou à agência Lusa o secretário regional da Habitação e Equi pamentos, José Contente.

A Lusa constatou no local que partes da vila estavam às 14:00 sem energ ia eléctrica, enquanto várias casas ficaram parcialmente sem telhado e com as ja nelas destruídas.

Segundo José Contente, as duas escolas atingidas pelo mini-tornado vão manter-se encerradas durante o dia por precaução, enquanto o Governo Regional co ntinua a avaliar, caso a caso, os estragos.

Adiantou ainda que o executivo açoriano pretende garantir o eventual re alojamento de famílias das habitações atingidas e que há "avultados estragos" em estabelecimentos comerciais.

O Instituto de Meteorologia explicou à Lusa que as actuais condições at mosféricas que se registam no arquipélago desde quinta-feira criaram condições p ropícias para o mini-tornado.

"Há uma forte instabilidade nos grupos Central e Oriental devido a uma depressão que está estacionária a Sul dos Açores desde quinta-feira", disse o me teorologista João Fernandes.


pub