Ministra diz não à fusão dos dois primeiros ciclos

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, declarou que não está nas previsões do Governo fazer a fusão dos dois primeiros ciclos de escolaridade. A proposta tinha sido avançada hoje pelo Conselho Nacional de Educação.

RTP /
Ministra descartou proposta do Conselho Nacional de Educação RTP

Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, anunciou que não está nos objectivos do Governo efectuar a fusão dos dois primeiros ciclos de escolaridade conforme proposta avançada hoje pelo Conselho Nacional de Educação.

Confrontada esta manhã com o estudo que deu origem à proposta do Conselho Nacional de Educação, a ministra não podia ser mais esclarecedora nas declarações prestadas à Antena 1.

"Não. Não é o meu objectivo e isso não estava no programa do Governo, não estava no nosso programa", começou por referir Maria de Lurdes Rodrigues quando questionada pelo jornalista.

Para a ministra as medidas que estão a ser tomadas pelo Governo e, particularmente pelo seu ministério, já vão ao encontro do que se pretendia com o estudo não sendo necessária qualquer fusão.

"O conjunto de medidas que tomámos todas elas visam essa mesma preocupação. Melhorar a articulação entre os vários ciclos de ensino e isso deve ser promovido com um conjunto de politicas, não é simplesmente fazer um decreto e dizer que se funde o primeiro com o segundo ciclo. Não. Há um conjunto de medidas que é necessário promover e é isso que estamos a fazer", esclareceu Maria de Lurdes Rodrigues.

Recorde-se que o Conselho Nacional de Educação apresentou hoje uma proposta para a fusão entre os primeiro e segundo ciclos de escolaridade tendo como objectivo acabar com a transição, quase sempre brusca, do quarto para o quinto ano.

A proposta do Conselho Nacional de Educação pretende que os alunos não sofram uma transição demasiado brusca que geralmente acontece do quarto para o quinto ano.
PUB