País
Montenegro apela às comunidades portuguesas na Alemanha a investir em Portugal
Em Estugarda com o presidente da República para comemorar o Dia de Portugal, Luís Montenegro prometeu mais apoio às comunidades portuguesas emigradas e apelou a que destinem poupanças e investimentos no país.
Foto: Nuno Veiga - Lusa
Montenegro quis deixar três mensagens às comunidades portuguesas.
"Em nome do Governo, é para vos garantir que não vos vamos deixar sós", disse, prometendo continuar a apoiar estas comunidades, "cada vez com mais capacidade, com mais intensidade".
"Contamos também muito convosco (...) para nos ajudarem naquilo que todos temos de fazer em Portugal", continuou, dirigindo-se aos emigrantes portugueses. "Nós precisamos da vossa ajuda. (...) Precisamos que aqueles que tenham condições para regressar, possam regressar".
E para os que ainda não tiverem "essas condições", Montenegro espera que possam encontrar em Portugal "o destino" das poupanças e do investimentos.
Segundo o primeiro-ministro, Portugal "é hoje um país exemplar do ponto de vista económico, do ponto de vista financeiro".
"A Alemanha é um grande país, é a maior economia da Europa, mas neste momento a economia portuguesa e as finanças públicas portuguesas estão em melhor condição que a economia alemã e as finanças públicas alemãs".
Para Montenegro, isto "é importante" porque a Alemanha "vai superar" esta crise com a ajuda das comunidades imigrantes.
"Mas também queremos ajudar a Alemanha em Portugal, acolhendo investimentos de empresas alemãs e acolhendo investimentos de portugueses que vivem na Alemanha. Por favor, não deixem de acreditar em Portugal".
E insistiu: "Portugal é hoje um país seguro para investir, seguro para poder aplicar as vossas poupanças e para poderem rentabilizar o esforço do vosso trabalho".