Nos Açores, meio milhar de desenhos de crianças emolduram concurso
Mais de meio milhar de desenhos de c rianças do pré-escolar, primeiro e segundo ciclo, emolduram o concurso/exposição "O Planeta das Cores", inaugurada hoje no Centro Cultural e Congressos de Angra do Heroísmo, ilha Terceira.
A iniciativa, em que participaram 660 crianças de 72 estabelecimentos d e ensino, foi promovida por um estabelecimento comercial de venda de livros e ma terial escolar, com o objectivo de assinalar os 80 anos da sua fundação e "motiv ar" os professores e alunos para as artes plásticas.
A responsável pela "Loja do Adriano", Adriana Ourique, considerou que o s professores "têm falta de motivação" para as artes plásticas por estarem "sobr ecarregados" com actividades lectivas e não lectivas sendo por isso importante c riar iniciativas que alterem a situação, considerou a responsável pela "Loja do Adriano".
A vereadora da cultura da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Luísa Brasil, desejou que "a iniciativa se repita e seja uma mola que impulsione o gos to das crianças pelas artes e até um meio de despertar vocações." O concurso foi dividido pelos diversos escalões etários, tendo sido atr ibuído o primeiro prémio do escalão "A" a um trabalho conjunto de vinte e três c rianças de uma escola primária da freguesia das Lajes.
No escalão "B" o vencedor foi Miguel Martins de 6 anos, no escalão "C" venceu Juliana Vieira de 8 anos e no escalão "D" um trabalho conjunto de Tomás M iranda, Luís Sousa e José Meireles, todos com 11 anos.
A "Loja do Adriano" foi fundada em 1926 por Adriano Gomes Figueiredo, natural de Leiria, que se radicou em Angra do Heroísmo.
A sua gestão mantém-se fiel à tradição familiar, sendo hoje dirigida por uma neta do seu fundador.