Pinto de Sá critica investimento em carros elétricos

O especialista na área científica de Energia José Pinto de Sá considera que a aposta nos automóveis elétricos foi incorreta, devido aos problemas que comporta.

Sandra Henriques /
Em declarações ao jornalista da Antena1 Frederico Moreno, o professor do Instituto Superior Técnico aponta várias críticas ao investimento feito pelo governo de José Sócrates em 2009.

“Foi um investimento em propaganda para tentar passar junto da opinião pública como bons os investimentos que estavam a ser feitos nas energias renováveis”, refere.

José Pinto de Sá argumenta que há poucos carros elétricos e que estes têm ainda problemas de baterias, apresentando uma baixa autonomia.

Estas críticas surgem no dia em que a Antena1 avança que cerca de metade dos postos de carregamento para carros elétricos em Portugal está avariada ou fora de serviço.

Fonte da EDP admitiu à Antena1 que existem problemas de funcionamento em 440 dos cerca de 1000 postos de carregamento que existem em Portugal. A Antena1 contactou o Ministério da Economia, que afirmou que não vai fazer comentários sobre este assunto.

Na próxima sexta-feira termina o período de consulta pública relativamente ao documento do atual executivo que propõe novos incentivos para a aquisição de veículos elétricos. Entre esses apoios surgem o estacionamento gratuito nas cidades e permissão para circular nas faixas de autocarro.

PUB