Privatização da TAP. PR considera que plano do Governo salvaguarda Estado português

O presidente da República considera que a privatização da TAP aprovada pelo Governo salvaguarda o Estado português.

RTP /

Foto: Paulo Novais - Lusa

"É uma solução, primeiro, que salvaguarda a posição dos trabalhadores. Segundo, que salvaguarda a prevalência de Portugal e do Estado português, porque é minoritária a parte estrangeira. (...) Depois, porque há certamente uma preocupação de encontrar uma solução que seja rápida, mas também muito respeitadora de procedimentos", afirmou. 

Marcelo Rebelo de Sousa revelou ainda que o primeiro-ministro o informou de todo o plano para a transportadora nacional antes do o aprovar em Conselho de Ministros.

"O senhor primeiro-ministro foi - como o primeiro-ministro anterior tinha sempre sido - impecável. Isto é, apresentou o plano todo antes de, primeiro, o submeter ao Conselho de Ministros e, depois, de o anunciar aos portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa. 

O presidente da República destacou ainda o "valor estratégico" para Portugal de ter "rotas que são muito especiais e muito únicas, que é o caso por exemplo do Brasil ou de África".

Declarações do chefe de Estado em São Tomé e Príncipe, onde está para participar nas comemorações os 50 anos da independência do país. 
PUB