Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Negociação suplementar. Professores e Ministério reúnem-se com "linhas vermelhas" sobre a mesa

por RTP
O ministro João Costa volta a ouvir as reivindicações dos professores António Antunes - RTP

Realiza-se esta quinta-feira uma reunião suplementar que pode desbloquear o impasse entre o Ministério da Educação e os sindicatos dos professores. Sobre a mesa está o novo regime de recrutamento e colocação. À falta de um entendimento, ganhará força o cenário de greves às avaliações.

Ao cabo de cinco meses de negociações infrutíferas, as estruturas sindicais dos professores pediram uma reunião suplementar. Enunciaram "seis linhas vermelhas" para esta ronda negocial.

A proposta que merece maior contestação sindical é a criação de conselhos de diretores. Os sindicatos reclamam ainda correções ao diploma para pôr termo a ultrapassagens na vinculação dos docentes contratados, ou a descriminação da remuneração dos contratados em relação aos profissionais integrados nos quadros.Os sindicatos de docentes advertem que a luta só terá fim quando o Ministério da Educação agendar outras matérias como a recuperação do tempo de serviço congelado.

Outras "linhas vermelhas" são restrições à mobilidade interna, os "horários-zero" e a “insuficiência” do desdobramento do agrupamento 530.

Os sindicatos reivindicam a recuperação de de seis anos e meio de serviço congelado, além do fim das vagas de acesso aos quinto e sétimo escalões, ou a quotas nas avaliações.
Em resposta a um inquérito, mais de 30 mil professores manifestaram-se disponíveis para novos períodos de paralisação, desde logo greves às avaliações do segundo período e exames nacionais.A reunião suplementar foi pedida pela plataforma de nove sindicatos que inclui a Fenprof - Federação Nacional de Professores e a FNE - Federação Nacional de Educação.


Caso não haja acordo esta quinta-feira, a plataforma sindical anunciará novas medidas de luta.

Todavia, esta ronda de conversações pode perdurar 15 dias. Isto se o Ministério de João Costa quiser continuar a negociar determinados pontos.

c/ Lusa
pub