Profissionais num Centro de Saúde em Loures pedem escusa por trabalharem com 30 graus

Num Centro de Saúde em Loures, vinte e três profissionais pediram escusa de responsabilidade por causa do calor. É uma denúncia da Federação Nacional dos Médicos na Unidade de Saúde Familiar Parque Cidade.

Antena 1 /

Foto: Nuno Patrício - RTP

A presidente Joana Bordalo e Sá afirma que são usadas ventoinhas porque não há um sistema de climatização no Centro de Saúde, o que provoca temperaturas superiores a 30 graus e torna-se num risco para profissionais e utentes.

A Federação Nacional dos Médicos ameaça apresentar queixa à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e à Entidade Reguladora da Saúde, isto se a situação não for resolvida. Mas Joana Bordalo e Sá diz que este não é caso único.
Críticas da Federação Nacional dos Médicos à falta de climatização em unidades de Saúde.

Um problema leva a que 23 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes, pedissem escusa de responsabilidade.

A Antena 1 já pediu esclarecimentos à Unidade Local de Saúde Loures Odivelas. Em resposta, a unidade garante que está em permanente articulação com a Câmara Municipal de Loures, que tem a responsabilidade da manutenção dos sistemas de climatização. Neste momento está a ser definido o calendário para o início das intervenções que, por terem impacto parcial na atividade de prestação de cuidados aos utentes, tem que ser cuidadosamente programado.
PUB