Projeto português ajuda crianças com cancro em nome de Mandela

por Sandra Salvado - RTP
Foto: Cátia Terrinca

Chama-se Portugal4Mandela. É um projeto português que assinala o Dia Mundial de Mandela, já este fim de semana, em Portugal. Foi assim declarado à escala global pelas Nações Unidas ao legado humanitário de Nelson Mandela. As receitas revertem a favor das crianças do IPO.

Durante os primeiros três anos de celebração global desta data, coincidente com o aniversário de Nelson Mandela, todos os eventos tiveram o duplo objetivo de angariar fundos para o Mandela Children´s Hospital, último sonho de vida de Mandela, e ainda promover a campanha 67 minutos.



Uma campanha em que Mandela pedia para que, no dia do seu aniversário, se dedicasse 67 minutos a fazer deste um mundo melhor, tantos quantos por ele dedicados à mesma causa, através de uma série de iniciativas pessoais ou coletivas.

Em Portugal, diversas pessoas envolvidas no projeto Portugal4Mandela decidiram dedicar as receitas angariadas às pediatrias do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Porto e Coimbra.

"Este ano o projeto vai começar pela pediatria do IPO de Lisboa, a que maior número de crianças acompanha atualmente e que recebe, anualmente, 160 novos casos de crianças com cancro", disse ao site da RTP António Mateus, jornalista da RTP e também coordenador do projeto "Mandela4Portugal".
Em articulação com a direção da pediatria do IPO de Lisboa foi identificado como sonho o projeto de recuperação do Centro de Dia do referido serviço, onde as crianças passam grande parte do tempo.

Embora as receitas revertam a favor do IPO de Lisboa, para dinamização do projeto foram desenhadas uma série de iniciativas a ter lugar no Porto, no Dia Mundial de Mandela, 18 de julho e na véspera, dia 17 de julho, em Lisboa.

"Os dois, o velho e o Mundo" é uma curta-metragem criada e realizada propositadamente para o Portugal4Mandela pela atriz Cátia Terrinca e pelo realizador João P. Nunes e com conta com a participação de um grupo de crianças.



"Decidimos subverter o tempo e começar antes, com a proposta de filmar um grupo de crianças que, passo a passo, fazem um filme a partir das ideias, das histórias e das utopias de Nelson Mandela".

Abraçando histórias e palavras do Madiba, quatro crianças vão ao encontro de uma história. Filmam-na enquanto são filmadas, e assim é tecido um filme a várias mãos, como foi e é o mundo sonhado por Mandela.

Iniciativas que incluem desde um torneio de golfe, lançamento de um livro e de curta metragem, uma conferência, atividades desportivas e sociais e concertos.

O campeão olímpico de judo, Nuno Delgado, também se uniu a esta causa. O mesmo dia será marcado com uma aula de judo, no Parque da Cidade do Porto.
Todas as receitas angariadas serão depositadas numa conta criada propositadamente para o efeito e reverterão integralmente para o referido projeto.

Pela primeira vez, o mundo dos media, da cultura e do desporto respondem em conjunto ao apelo de Mandela.



No sábado, dia 18 de julho, na Casa da Música do Porto, vai decorrer um concerto com Jorge Palma e Mónica Ferraz e ainda um evento através do Método DeRose, uma cultura baseada em técnicas e conceitos para tornar a vida melhor.

Tópicos
pub