Proteção civil de Lisboa recebe mais de uma centena de pedidos de ajuda em menos de uma hora

por Ana Sofia Rodrigues, RTP com Lusa
DR

A chuva intensa que começou a cair em Lisboa por volta das 14h30 motivou 110 pedidos de ajuda para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa. Por agora estão apenas contabilizados os casos mais relevantes, entre alagamentos da via pública e inundações, por exemplo em garagens, por todo o distrito de Lisboa.

Houve registo de desabamentos de muros em Lisboa, Cascais e Oeiras.

Várias cidades do país foram atingidas pelo mau tempo nesta segunda-feira e o sistema de escoamento de águas não deram a resposta adequada. Na cidade de Lisboa, várias foram as zonas inundadas e cortadas ao trânsito, isto depois de há três semanas a capital ter sido assolada por várias inundações.


Às 11 da manhã, no distrito de Lisboa, o alerta amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, foi substituído pelo alerta laranja, mais grave, devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas.

De vários pontos do distrito de Lisboa surgem relatos e imagens de zonas inundadas. O Rossio era ao início da tarde um autêntico lago. A zona de Xabregas também esteve inundada e chegaram à redação da RTP testemunhos de que os autocarros estiveram parados em frente ao Museu Nacional do Azulejo e que a Escola da Casa Pia pediu inclusivamente a este museu para utilizar umas das portas que dá para um local não inundado porque as crianças não conseguiam sair da escola.

O túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, foi cortado ao trânsito cerca das 16:15 nos dois sentidos devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse fonte policial à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, na Baixa de Lisboa, entre a Rua da Prata e a Praça do Comércio, apenas circulam viaturas pesadas.

Também a Calçada de Carriche foi cortada ao trânsito, nos dois sentidos, cerca das 16:00, devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Ainda não há uma avaliação de eventuais prejuízos causados pelo mau tempo em Lisboa.
pub