Política
PSD declara apoio à candidatura presidencial de Marques Mendes
O PSD vai apoiar Luís Marques Mendes na corrida à presidência da República. A decisão foi tomada na última noite, em Lisboa, na reunião do Conselho Nacional do partido, apenas com um voto contra.
Foto: José coelho - Lusa
A formalização deste apoio coincidiu com o dia em que outro candidato, Henrique Gouveia e Melo, o favorito nas sondagens, se apresentou ao país.
O ex-chefe do Estado-Maior da Armada fez a apresentação pública da candidatura, prometendo ser um presidente "diferente e estável", acima dos conflitos partidários. Quem está a ponderar avançar com uma candidatura presidencial é António José Seguro.
No habitual espaço de comentário político na CNN Portugal, o antigo líder do PS remeteu uma decisão final para o próximo mês.
Seguro defende que o próximo presidente da República tem de avaliar o papel que vai interpretar na nova conjuntura política - para, de forma "discreta e eficiente", desbloquear um sistema marcado pela fragmentação e polarização do Parlamento.
O antigo secretário-geral do PS garante que ainda não se reuniu com José Luís Carneiro. Sobre o discurso do lançamento da candidatura de Gouveia e Melo, o socialista disse apenas que este foi um discurso "previsível".