Santos Populares. Coletividades de Lisboa lutam pela sobrevivência

por Arlinda Brandão - Antena 1

Fotos: Arlinda Brandão - Antena 1

Com o Santo António à vista, a 13 de junho, as Associações de Bairro que resistem à crise fazem os preparativos para as festas onde se vivem as tradições e aquilo que é mais genuíno e que tem a ver com a identidade da cidade, que corre o risco de se perder.

É a lutar pela sobrevivência que muitas Coletividades de Lisboa preparam os festejos e arraiais dos Santos Populares. E é esta a situação que vive o Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes", que faz este ano 117 anos, criado para combater o analfabetismo e o alcoolismo que existiam no bairro.

Hoje o combate é pela sobrevivência. Está com dificuldades com o aumento das rendas, em manter-se nas instalações onde está desde a sua fundação.


Trata-se de uma das mais antigas coletividades de Lisboa e que organiza um dos mais concorridos arraiais de Santo António.


A Antena 1 foi conhecer a Coletividade e os preparativos para os Santos Populares que se aproximam.



O Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes" é uma das maiores e mais antigas coletividades de Lisboa, muito ligada também aos festejos dos Santos Populares e que luta para se manter.
pub