Setúbal, Aveiro, Gondomar e Albufeira têm pró-russos a receber refugiados ucranianos, acusa associação

por RTP

Foto: Rui Alves Cardoso - RTP

O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal alerta que, para além de Setúbal, também Aveiro, Gondomar e Albufeira estão a permitir que organizações pró-russas recebam refugiados vindos da Ucrânia.

Em entrevista à RTP, Pavlo Sadokha explicou que estas organizações, das quais fazem parte russos e ucranianos pró-Moscovo, são reconhecidas pela embaixada da Rússia em Portugal.

"Eles enganaram sempre a comunidade ucraniana e portuguesa. Na verdade são pró-russos", explicou o responsável da Associação dos Ucranianos em Portugal, entidade que desde 2014 tem vindo a alertar o Alto Comissariado das Migrações para o facto de estar a reconhecer como ucranianas as forças pró-russas "diretamente ligadas ao presidente Vladimir Putin".

"Pedimos para alterarem esta situação", avançou Pavlo Sadokha, segundo o qual o que se passa agora em Setúbal não é inédito. Também em Gondomar, Aveiro e Albufeira estarão a acontecer situações semelhantes, sendo que, destas regiões, apenas o autarca algarvio tomou a iniciativa de contactar a Associação dos Ucranianos em Portugal e decidiu fazer alterações no processo de receção dos refugiados.

Sadokha explicou à RTP que as entidades que estão a receber os refugiados ucranianos apresentam estatuto de organizações de emigrantes e dizem ter a missão de os apoiar na sua integração e apoio jurídico e social.
"Apoiam a ideologia de Putin contra a Ucrânia"

"Só que estas organizações, apesar de oficialmente funcionarem assim, organizam eventos em que defendem que o Governo ucraniano é nazi; organizam manifestações onde defendem que nós, ucranianos, somos fascistas; no fundo, apoiam a ideologia do Putin contra a Ucrânia", frisou Sadokha.

O responsável espera que, agora que a situação foi divulgada pela comunicação social, "os refugiados ucranianos não sejam contactados por estas organizações pró-russas que podem ser mecanismos de recolha de informação estratégica e vital dos ucranianos".

A Associação dos Ucranianos em Portugal pede ainda uma investigação a estas organizações por suspeitas de serem entidades de espionagem russa, assim como uma investigação a "alguns partidos políticos em Portugal, por exemplo o Partido Comunista, que faz tudo para ajudar o Putin a afetar a Ucrânia".
pub