País
Sindicato dos Funcionários Judiciais faz balanço trágico do primeiro mês do mapa judiciário
O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais classifica como trágico o primeiro mês de vida do novo mapa judiciário. Fernando Jorge duvida de que seja possível a conclusão da transferência de todos os processos para o Citius até ao final do ano.
Imagem: RTP
O dirigente sindical manifesta esperança na recuperação do sistema, mas mostra-se preocupado com os danos criados pelos problemas verificados, temendo mesmo que o impacto se prolongue por muito tempo.
O Sindicato dos Funcionários Judiciais espera que o Governo produza rapidamente legislação para a interrupção dos prazos processuais e que opte por fazer a transferência informática dos processos comarca a comarca, como está a acontecer nos Açores deste dia 30 de setembro. A este respeito Fernando Jorge alerta que houve alguma evolução, mas há muitas funcionalidades que ainda não estão acessíveis.
Depois de a sexta-feira passada ter sido dia de paralisação nacional, o Sindicato dos Funcionários Judiciais convocou uma greve parcial a começar esta quarta-feira nos Açores. A paralisação dura 23 dias, tantos quantas as comarcas existentes em Portugal.