Temperaturas sobem. DGS recomenda medidas de proteção face ao calor nos próximos dias

A Direção-Geral da Saúde recomendou esta terça-feira medidas preventivas, como a ingestão de água, face às previsões de aumento de temperatura nos próximos dias, com valores a ultrapassarem os 35°C em algumas zonas do país. Recomenda-se ainda que se evite a exposição solar nas horas de maior calor e cuidados especiais com crianças, idosos, doentes crónicos ou pessoas com mobilidade reduzida.

RTP /
Foto: António Antunes - RTP

Considerando as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha o consumo regular de água, mesmo sem sede, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas.
As recomendações da DGS têm em conta as previsões meteorológicas do IPMA para os próximos dia, com as temperaturas a chegarem acima dos 30ºC em grande parte do território nacional.

A DGS refere que a exposição direta ao sol deve ser evitada, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00.

Deve também ter-se especial atenção com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

A DGS recomenda ainda o uso de roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol, bem como o uso protetor solar de fator proteção acima de 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas.

A autoridade de saúde sugere também que sejam feitas refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia. 

Para quem trabalha no exterior, deverá fazê-lo acompanhado. "Em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência", sublinha a DGS.

Nos períodos de maior calor, deve-se correr as persianas ou portadas das casas. Ao entardecer, deve-se "deixar que o ar circule pela casa". 

A população deve ainda procurar manter-se em ambientes frescos "pelo menos duas a três horas por dia".
Previsões do IPMA

Os distritos de Setúbal, Évora e Beja vão estar entre quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente. 

Lisboa está também sob aviso amarelo, mas apenas no dia 29 de maio, de acordo com o IPMA.

Para Setúbal, Évora e Beja, o aviso é válido a partir das 9h00 de quarta-feira e mantém-se até às 18h00 de quinta-feira, segundo o IPMA.

Em Lisboa, o aviso vigora entre as 9h00 e as 18h00 de quinta-feira, devido ao alerta de tempo quente.
Aumenta o perigo de incêndio rural

No fim de semana, o IPMA já tinha alertado para a subida gradual da temperatura a partir de terça-feira em Portugal Continental, com aumento do perigo de incêndio rural, cuja classificação máxima poderá atingir alguns concelhos do sul.

A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território a partir de hoje com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C na região Sul e Vale do Tejo.

O tempo quente e seco deve-se a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África.

O índice de radiação ultravioleta vai manter-se em valores muito elevados, como expectável nesta época do ano próxima ao solstício de Verão e dada a ausência de nebulosidade.

c/ Lusa
Tópicos
PUB