TikTok volta a ativar ferramenta de combate à desinformação nas eleições presidenciais

"Centro Eleitoral" é o nome da ferramenta que disponibiliza informações sobre as eleições presidenciais com "fontes credíveis que explicam onde e como votar".

RTP /
Reuters

O TikTok voltou a ativar o "Centro Eleitoral", uma medida que visa combater a desinformação e capacitar os seus utilizadores a "distinguir factos de ficção" durante o processo eleitoral.

Num comunicado, o TikTok explicou que "este recurso dentro da app fornece detalhes essenciais sobre as eleições presidenciais em português, incluindo links para fontes credíveis que explicam onde e como votar”, destacando ainda “datas importantes, dicas de literacia mediática do TikTok e informações adicionais sobre os candidatos".

A ferramenta vai permitir ainda identificar conteúdos gerados por inteligência artificial ou informação fictícia, exigindo aos utilizadores que identifiquem este tipo de publicações.

A plataforma distingue igualmente as contas de meios de comunicação associados ao Estado e atribui selos de "verificado" a contas consideradas autênticas.

Na mesma lógica, o TikTok assegurou estar alerta para contas que atuem sob a forma de "influência oculta", minando "a discussão pública sobre temas sociais importantes", bem como a redes de bots ou outras formas de interações falsas ou de roubo de identidade destinadas a aumentar artificialmente o alcance de conteúdos.

A plataforma reforça que este é um "compromisso contínuo" e que a sua "equipa local de eleições continuará a trabalhar, juntamente com a tecnologia, para limitar conteúdos prejudiciais à deliberação dos cidadãos portugueses".
Tópicos
PUB