Tradicional soneca alentejana abre hoje conferência da sesta

por Agência LUSA

A primeira Conferência Nacional da Sesta, que promete conquistar novos adeptos em pleno Alentejo, onde a tradição ainda é o q ue era, realiza-se em Estremoz hoje à tarde, depois de uma soneca reparadora apó s o almoço.

A iniciativa vai decorrer entre as 16:00 e as 19:00, no Teatro Bernardi m Ribeiro, em Estremoz, com a participação de médicos e sociólogos especialistas na matéria.

Segundo o presidente da comissão instaladora da Associação Portuguesa d os Amigos da Sesta (APAS), Prates Miguel, a conferência vai procurar sensibiliza r para os benefícios da sesta, considerada "uma pausa natural, que ajuda a saúde física, psíquica e mental das pessoas".

Prates Miguel, advogado e um dos fundadores da APAS, justifica ainda a iniciativa com a necessidade de divulgar a sesta enquanto "postura natural e sal utar, restauradora de energias e não um vício de preguiçosos e de fuga ao trabal ho".

Abordagem antropológica à sesta, sono e saúde, a sesta e o uso do tempo e a sesta e saúde mental são alguns dos temas da conferência, que conta com o a poio do município de Estremoz.

A Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta, com sede em Ansião, distri to de Leiria, tem cerca de 200 associados, entre os quais o antigo Presidente da República Mário Soares.

Fundada em Junho de 2003, a associação tem membros nos 18 distritos do continente e o seu objectivo, a curto prazo, passa por ter associados em todos o s concelhos.

Os seus dirigentes estão convictos de que a sesta "fará a diferença, pa ra melhor" nos locais onde tem aderentes, "num tempo cada vez mais marcado pelo pulsar alucinante do fluir acelerado dos quotidianos".

"A arte da pausa restauradora de energias e a harmonia dos ritmos bioló gicos serão referência da qualidade de vida", alegam os responsáveis da APAS.

pub