Um morto em queda de avioneta em Alcácer do Sal

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas, uma das quais com gravidade em virtude da queda de uma avioneta na Herdade da Palma, situada na localidade de Fangarifau, perto da área de serviço de Alcácer do Sal. O ferido grave foi levado para Lisboa, enquanto os ligeiros para Setúbal. A queda da avioneta provocou um incêndio.

RTP /
Ao local acorreram 42 bombeiros, com 12 veículos e um helicóptero RTP

A vítima mortal era um dos dois tripulantes da aeronave e um dos proprietários da Herdade da Palma, "uma das maiores" explorações agrícolas de Alcácer do Sal. O homem, de 79 anos, era o piloto do aparelho e, segundo o INEM, ficou carbonizado.

O ferido grave, de 18 anos, também seguia no aparelho e foi transportado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital de São José, em Lisboa, apurou a RTP no local. O jovem está "estável" e sofreu "queimaduras nas pernas, abaixo dos joelhos", acrescenta o INEM.

Os dois feridos ligeiros foram transportados para o Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, acrescentou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal. Estes feridos eram familiares que tentaram prestar socorro aos acidentados.

A herdade tem uma pista de 600 metros feita de alcatrão e terra batida para a aeronave, que caiu a nove quilómetros do destino, apurou ainda a equipa de reportagem da RTP. "É uma pista com condições para aterrarem aeronaves pequenas, como esta avioneta", que tem um só motor e dois lugares, acrescentou a GNR.

Ainda segundo o comando distrital de socorro, a avioneta caiu após bater num sobreiro e ficou "completamente destruída".

A queda da aeronave provocou um incêndio florestal já extinto, de acordo com a informação veiculada na página da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Ao local acorreram 29 bombeiros, com 10 veículos e um helicóptero para combater o incêndio. O INEM e a GNR também participaram nas operações de salvamento.

PUB