Urgências. Serviços do hospital Amadora Sintra normalizados após falha informática

Em comunicado, o hospital Amadora-Sintra informa que a atividade nas urgências está a ser restabelecida, após a interrupção temporária verificada nos últimos dias devido a uma falha informática.

RTP /
Foto: António Antunes - RTP

A Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra informa que "o problema foi solucionado e os sistemas estão novamente operacionais, permitindo o normal funcionamento de todos os serviços e a reabertura das urgências".

As equipas técnicas continuam a monitorizar e a reavaliar o funcionamento dos sistemas, hora a hora, de forma preventiva.

O hospital pede aos utentes que, como habitual, contactem previamente o SNS 24, que avaliará a situação clínica e orientará para o serviço mais adequado.

Uma quebra total do sistema informático do hospital obrigou ao encerramento do serviço de urgências na quarta-feira, encaminhando os utentes para a linha SNS 24.

Os doentes relatam problemas desde terça-feira, onde as admissões foram feitas através de documentos em papel e não no sistema informático.

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou inadmissível que uma avaria técnica tenha levado à suspensão das urgências no Hospital Amadora-Sintra, uma situação que revela a “falta de investimento continuado” na infraestrutura do SNS.

“Não se trata de um simples incidente técnico. A ocorrência revela uma alarmante negligência na manutenção de sistemas essenciais, bem como a ausência de planos de contingência robustos e devidamente testados, numa unidade hospitalar periférica que serve uma população numerosa e que já opera sob permanente sobrecarga”, alerta a Fnam em comunicado.
PUB