Valentim não teme sanções e acusa Mendes de ser "ditador"
O candidato independente à Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, afirmou hoje não temer qualquer repreensão ou até expulsão do partido, acusando o líder do PSD, Marques Mendes, de ser um "pequeno ditador".
"Há problemas pessoais entre nós os dois e naturalmente [o líder do partido] vingou-se", disse Valentim Loureiro, acrescentando que "qualquer pequeno ditador quando encontra alguma oportunidade para se vingar de alguém de quem não gosta actua como ele actuou".
Para Valentim Loureiro, que falava aos jornalistas após entregar no Tribunal de Gondomar as suas listas de candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, Marques Mendes, que "chumbou" a sua recandidatura pelo PSD, "é um líder de transição que cria problemas ao partido e que o está a dividir".
"Se alguém devia ser alvo de um processo era Marques Mendes", afirmou, lembrando que o líder social-democrata, na moção que apresentou aos militantes do partido no último congresso, afirmava que todos os autarcas do PSD deviam recandidatar-se ao cargo nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 9 de Outubro.
Valentim Loureiro, rejeitado por Marques Mendes para uma recandidatura com o argumento de falta de credibilidade, não se desfiliou do PSD e assegura que não tenciona fazê-lo - ao contrário do que fez Isaltino Morais, candidato "chumbado" pelo partido e que concorre à Câmara de Oeiras como independente.
Arguido no processo de corrupção no futebol "Apito Dourado", o candidato à Câmara de Gondomar desvalorizou qualquer sanção que possa vir a sofrer dentro do partido.
"Não estou preocupado com qualquer sanção", disse, recordando que é "militante há 31 anos" e que sempre foi um "militante contribuinte".
Afirmando que está de novo, "com o maior prazer", disponível para assumir a liderança da autarquia, Valentim Loureiro referiu que, se sofrer alguma sanção, até terá condições para se libertar de alguns gastos que tem com o partido.
"Não tem significado desligar-me do PSD. O perigo de poder ser expulso não representa nada", sustentou.
O presidente do município de Gondomar deixou, no entanto, um alerta, afirmando que "vai ficar de lado até ao próximo congresso do partido", onde, espera, "os militantes vão condenar Marques Mendes".
A lista à presidência da Câmara encabeçada por Valentim Loureiro inclui sete elementos que trabalham consigo na autarquia e duas novas caras, Germana Rocha (PSD) e o independente David Martins.
Constam também nos primeiros nove lugares Fernando Paulo, Telmo Viana, Castro Neves, Cristina Castro, José Luís Oliveira e Daniela Loureiro Hemmel, filha do candidato.
Manuel Vieira lidera a lista à presidência da Assembleia Municipal, tendo esta candidatura independente decidido não concorrer às juntas de freguesia.