Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Administração Interna ganha Secretaria de Estado da Proteção Civil

por Carlos Santos Neves - RTP
António Costa preside no sábado a um Conselho de Ministros extraordinário dedicado às recomendações da Comissão Técnica Independente após os incêndios de junho Manuel de Almeida - Lusa

São já conhecidos os nomes dos novos secretários de Estado do Governo de António Costa, na sequência da troca de ministros na Administração Interna. Este Ministério passa a ter uma Secretaria de Estado da Proteção Civil, que será tutelada por Artur Tavares Neves.

Os nomes dos novos secretários de Estado foram conhecidos esta sexta-feira ao final da tarde. E já receberam a luz verde de Belém, como se pode ler numa nota entretanto publicada no portal da Presidência da República.

Assim, a par de Eduardo Cabrita, o substituto de Constança Urbano de Sousa como ministro da Administração Interna, e Pedro Siza Vieira, novo ministro adjunto do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa dará posse este sábado, pelas 9h30 a quatro secretários de Estado.A tomada de posse dos governantes tem lugar no Palácio de Belém.


Artur Tavares Neves é o nome escolhido por António Costa para a Secretaria de Estado da Proteção Civil, que renasce nesta remodelação forçada pela demissão de Urbano de Sousa, na sequência da vaga de incêndios do último fim de semana nas regiões norte e centro do país.

O ex-presidente da Câmara Municipal de Arouca vai tutelar uma Secretaria de Estado que é nova na orgânica do atual Ministério da Administração Interna.

Maria Isabel Oneto vai desempenhar, no Ministério agora confiado a Eduardo Cabrita, as funções de secretária de Estado adjunta e da Administração Interna. Sai Jorge Gomes.

Rosa Lopes Monteiro substitui Catarina Marcelino como secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e Carlos Miguel continuará a ser secretário de Estado das Autarquias Locais. Estes dois governantes estarão sob a tutela de Pedro Siza Vieira, novo ministro adjunto de Costa.

  • Cidadania e Igualdade: Rosa Lopes Monteiro
  • Adjunta e Administração Interna: Maria Isabel Oneto
  • Proteção Civil: José Artur Tavares Neves
  • Autarquias Locais: Carlos Miguel

O secretário de Estado da Autarquias Locais passa a estar também integrado na Administração Interna, ao passo que a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade passa para tutela da ministra da Presidência.

O novo ministro adjunto do primeiro-ministro ficará somente com competências políticas, sem tutela sobre secretários de Estado.
“Atitude positiva”
Ouvido pela agência Lusa, depois de conhecida a sua nomeação para a Secretaria de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves elegeu como primeiro objetivo “estruturar uma força de proteção para as pessoas”. Prometeu ainda “uma atitude positiva e de encarar os desafios com força, abnegação e determinação”.

“Era um momento em que não podia dizer que não, evidentemente. É um momento honroso para servir o Estado numa situação complicada, complexa”, reconheceu o novo governante.

Artur Neves salienta a própria experiência enquanto autarca em Arouca, que, diz, lhe deu o “conhecimento de um espaço rural, imenso, com muitas aldeias isoladas, com muitas dificuldades de acesso”.

“E um conhecimento claro do funcionamento das estruturas a nível local e da importância que elas têm para nos ajudar a estruturar uma força de proteção para as pessoas, fundamentalmente. No momento imediato teremos que encarar esse desígnio como o mais importante nesta altura, envolvendo autarcas”, sustentou.

“O desafio é procurar corresponder à confiança que estão em mim a depositar e espero transmitir isso ao país também. Seguramente que iremos ajudar a resolver os problemas e a transmitir confiança ao país”, concluiu.
Tópicos
pub