"Ajustamento governativo" de Costa cria Secretaria de Estado da Habitação

| Política

|

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que irá apresentar ao Presidente da República, na quinta-feira, os novos secretários de Estado, destacando a autonomização da área da habitação com a criação de uma nova Secretaria de Estado no seu Governo.

António Costa falava na abertura do debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia da República, na parte da sua intervenção dedicada aos desafios do Governo na segunda metade da legislatura.

"No ajustamento governativo que amanhã apresentarei ao Presidente da República, está previsto precisamente a autonomização da habitação como Secretaria de Estado", declarou António Costa.

António Costa vai apresentar os novos secretários de Estado, depois dos responsáveis pela Internacionalização, Assuntos Fiscais e Indústria terem pedido a exoneração dos cargos no domingo.

A saída dá-se na sequência do chamado Galpgate, depois de os governantes terem aceitado viagens ao Euro2016 pagas pela Galp. O Ministério Público confirmou já que Rocha Andrade, João Vasconcelos e Costa Oliveira são arguidos no processo.

De acordo com António Costa, a habitação tem de ser uma nova área prioritária nas políticas públicas, dirigida agora às classes médias e em especial às novas gerações".

As novas gerações "não podem ficar condenadas ao endividamento ou ao abandono do centro das cidades, sendo necessário promover a oferta de habitação para arrendamento acessível", declarou.

O primeiro-ministro marca esta quarta-feira presença no debate do Estado da Nação. O debate está a ser transmitido em direto no site da RTP.

c/ Lusa

Tópicos:

Internacionalização,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.