António Costa não avança com remodelação alargada

por RTP
Arquivo Reuters

A remodelação governamental tem de avançar devido à exoneração de três secretários de Estado. No entanto, não haverá mudanças de ministros.

De acordo com informação recolhida pela RTP, a remodelação pode ser mais alargada, envolvendo outros secretários de Estado, que já tinham pedido para abandonar o cargo por motivos pessoais. Nenhum destas alterações envolve os ministérios da Administração Interna ou da Defesa.

A tomada de posse dos novos secretários de Estado não deve acontecer antes do Debate do Estado da Nação, que acontece quarta-feira no Parlamento. Ainda não são conhecidos os nomes de quem vai substituir Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Costa Oliveira.
Perguntas à esquerda e à direita
As exonerações dos secretários de Estado originaram diversas reações partidárias.
Do lado do CDS, o desafio para que o primeiro-ministro faça uma remodelação mais alargada, voltando a insistir na demissão dos ministros da Administração Interna e Defesa.

O PSD lança uma pergunta: porquê agora as saídas do Governo quando os factos na sua base ocorreram há um ano? Carlos Abreu Amorim questiona se se trata de uma estratégia de marketing a marcar o momento.

À esquerda, o Bloco de Esquerda veio pedir detalhes, enquanto o PCP diz que mais importante que os protagonistas, são as políticas.
pub